Galardoada pelo canal E! com o prémio de Carreira, devido ao seu longo contributo na arte de representação de mais de 85 anos, Eunice Munõz esteve à conversa com a TV 7 Dias. Apesar de ainda visivelmente fragilizada e revelar ainda um tom de voz muito baixo, a atriz está de volta às novelas, neste caso integrará o elenco de Quer o Destino, na TVI, onde encarnará a personagem Cacilda, com nos conta.
«Depois de ter estado mais em baixo, estou a recuperar. Tenho suportado bem o ritmo das gravações. Também o meu papel é pequeno. Dada a idade que tenho, os meus colegas podiam ser meus netos, a maior parte deles. Tratam-me como uma avó.»
A atriz de 92 anos relembra a época em que a doença lhe afetou a saúde, bem como a morte da filha em setembro do ano passado. «Tive uma fase mesmo muito difícil, mas felizmente isso passou. Sinto-me com melhor ar e com mais energia.»
Apesar de ter passado toda a sua existência em prol da sétima arte, ainda continuar a ser feliz a interpretar personagens, a atriz garante que o ainda faz com vontade. «A minha vida passa muito por continuar a representar. Aliás é uma vida inteira. Um destes dias estava a lembrar o meu percurso. Em boa verdade, eu comecei quando tinha cinco anos no teatro ao lado dos meus pais e eu trabalhava com a minha mãe. E lembrar isso é maravilhoso.»
Quanto ao balanço que faz é taxativa: «Como carreira é positivo. Agora como vida, esta teve os seus altos e baixos».
Todavia, apesar de tão longo percurso, a atriz nunca se sentiu propriamente desapontado com a sua profissão. «Não me desiludi propriamente… isto é, a partir de uma certa altura que desiludi-me e fui-me embora e estive quatro anos afastada. Depois quando voltei foi com Jodie Dark, uma coisa que fez muito barulho. E desde daí levei muito a sério o meu trabalho.»
Agora se esperava estar a trabalhar com 92 anos, após 87 anos de carreira a atriz responde liminarmente: «Não esperava. Quem é que espera trabalhar com esta idade?»
Texto: Eduardo César Sobral; Fotos: Zito Colaço
Leia ainda:
Emocionada, Eunice Muñoz despede-se da filha
«Está na altura de Eunice Muñoz descansar e de dar lugar aos mais novos»
(Artigo originalmente publicado na edição 1717 da revista TV 7 Dias)