Em maio passado, Duncan Laurence venceu a Eurovisão em Telavive. A Holanda vai, em 2020, receber o Festival Eurovisão da Canção e, com Amesterdão fora da corrida, são nada mais nada menos do que 5 as localidades que querem receber o certame.
Esta quinta-feira, 10 de julho, foram apresentadas as candidaturas ao lugar de cidade anfitriã da 64ª edição do concurso de música. Arnhem, ‘s-Hertogenbosch, Maastricht, Rotterdam e Utrecht vão disputar a sucessão de Telavive.
A Eurovisão 2020 vai ser, ao contrário das edições anteriores, organizadas por uma único parceiro de media (caso da RTP em 2018), resultado do trabalho conjunto de três operadoras públicas: a NPO, a AVROTOS e a NOS.
Na apresentação das candidaturas, cada cidade trouxe um símbolo local, desde uma bicicleta, passando por bolos, champanhe e até um poema de homenagem a Duncan Laurence. A cidade anfitriã da Eurovisão 2020 será anunciada em agosto.
Audiências descem em 2019 mas público renova-se
Em 2018, na primeira Eurovisão realizada em Portugal, o número de pessoas que assistiram em direto à final bateu recordes. 186 milhões de telespectadores viram Israel vencer no Altice Arena. Este ano, os números baixaram para 182 milhões de telespectadores.
No entanto, o público que assiste a este certame criado em 1956 renovou-se. Em média, em 2019, 45,3% da audiência situou-se na faixa etária 15-24 anos, mais 2% do que no ano anterior.
Texto: Raquel Costa | Fotos: Eurovision.tv