Eurovisão: apresentadoras juntas, mas só em abril

Sílvia Alberto explica que, devido a compromissos profissionais, Daniela Ruah só estará em Portugal em abril.

29 Jan 2018 | 17:35
-A +A

Daniela Ruah vai estrear-se na apresentação no evento televisivo mais visto do mundo: o Festival Eurovisão da Canção. A estrela da série norte-americana «Investigação Criminal: Los Angeles» irá conduzir o certame musical ao lado de Filomena Cautela, Sílvia Alberto e Catarina Furtado. A viver nos Estados Unidos, Daniela só começará a preparar a apresentação da Eurovisão em «meados de abril», como conta Sílvia Alberto.

«A Daniela tem compromisssos referentes à gravação da série e só virá em meados abril,. Não será tanto tempo quanto gostaríamos mas é o tempo necessário para que as coisas corram bem em maio», explica a apresentadora da RTP.

Enquanto Ruah não está fisicamente em Portugal, as apresentadoras encontraram outra forma de comunicar: por Whatsapp. «A Filomena criou um grupo, as Eurobabes. A Daniela já introduziu o seu número internacional e nós hoje vamos com certeza enviar-lhe uma mensagem», revelou Sílvia Alberto.

 

Filomena elogia Sílvia Alberto

 

Filomena Cautela e Sílvia Alberto deram o pontapé de saída oficial na contagem decrescente para o Festival Eurovisão da Canção. A menos de 100 dias da primeira semifinal (8 de maio), a dupla conduziu o sorteio que determinou a distribuição dos países pelas duas semifinais.

A apresentadora do «5 Para a Meia-Noite» elegeu uma criação da dupla portuguesa Alves/Gonçalves para a cerimónia. Filomena Cautela, que também vai conduzir a final do Festival da Canção, a 4 de março, em Guimarães, em parceria com Pedro Fernandes, fez questão de referir a relação próxima que tem com Sílvia Alberto.

«Fiquei muito contente por estar com a Sílvia. Acho que estamos muito seguras uma com a outra. Sabemos que, se houver algum problema, nós confiamos muito uma outra. Isso é muito fixe», explicou.

Após a cerimónia, que aconteceu nos Paços do Concelho, Sílvia Alberto explicou que o nervosismo começou quando soube que ia ser uma das apresentadoras do Festival da Eurovisão. «Vou repartir o palco com três apresentadoras fantásticas [Filomena Cautela, Daniela Ruah e Catarina Furtado]. Neste caso, a Daniela foi promovida a apresentação. Ela é uma atriz extraordinária, que trabalha imenso. São três apresentadoras infalíveis, muito profissionais, que me vão dar imensa segurança. Acho que nos vamos divertir muito a partilhar o palco.

 

Como vão estar distribuídos os países?

Portugal, tal como o grupo Big Five (Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e França) está diretamente apurado para a final de 12 de maio. O sorteio que se realizou esta segunda-feira serviu para distribuir os restantes 37 países pelas duas semifinais, bem como a divisão dos mesmos pela primeira segunda metades do espectáculo.

A ordem específica será determinada pela produção do espectáculo, após estarem apuradas todas as músicas a concurso.

PRIMEIRA SEMIFINAL: 8 DE MAIO

Primeira parte: Bielorrússia, Bulgária, Lituânia, Âlbania, Républica Checa, Bélgica, Islândia, Azerbeijão, Israel, Estónia

Segunda parte: Suíça, Finlândia, Áustria, Irlanda, Arménia, Chipre, Croácia, Grécia, República da Macedónia

SEGUNDA SEMIFINAL: 10 DE MAIO

Primeira parte: Rússia, Sérvia, Dinamarca, Roménia, Austrália, Noruega, Moldávia, São Marino, Holanda

Segunda parte: Montenegro, Suécia, Hungria, Malta, Letónia, Geórgia, Polónia, Eslovénia, Ucrânia

 
Texto: Raquel Costa | Fotos: Marco Fonseca

PUB
Top