EXCLUSIVO! Ex-moranguita enfrenta cancros do pai e anorexia: «Perdi 20 quilos num mês»

Em exclusivo à TV 7 Dias, Mafalda Portela fala das doenças oncológicas que abalaram o seu seio familiar e da luta interior contra a anorexia. «Olho para o espelho e acho-me gorda», lamenta.

23 Jul 2019 | 14:12
-A +A

Mafalda Portela, de 31 anos, enfrenta uma das fases mais delicadas da sua vida e conta tudo à TV 7 Dias. A cantora e atriz, que se tornou conhecida do público português ao participar na nona temporada da série da TVI Morangos com Açúcar e na sexta edição do concurso da SIC Ídolos, foi viver para o Algarve para fugir do quadro de depressão em que estava inserida em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, na sequência da doença oncológica contra a qual o pai está a lutar.

Tudo começou há dois anos. «O meu pai começou a ficar doente, mas não quis ir ao médico. Até que ele começou a sentir várias vezes falta de ar e eu obriguei-o a ir a um pneumologista, que disse que tinha um problema na laringe. Consegui que ele fosse reencaminhado o mais rapidamente possível para o IPO. Durante dois anos desisti de trabalhar para tratar dele», conta a jovem.

O diagnóstico não tardou em chegar: um carcinoma estágio IV. A ser tratado em Coimbra, o pai de Mafalda Portela foi submetido, na semana passada, a uma laringectomia, um procedimento cirúrgico que consiste na remoção da laringe e que foi feito sem o conhecimento da artista, que quis surpreender o pai com uma ida ao IPO. Mas foi ela quem acabou por ser surpreendida.

 

«Entrei em choque»

 

«Há cinco meses que não o via. Voltei a Albergaria-a-Velha para lhe fazer uma surpresa. Ia acordá-lo à cama e ele não estava lá. Perguntei à minha mãe onde é que ele estava e foi quando ela me disse que ele tinha assinado os papéis [para a operação] há três semanas e que a cirurgia tinha sido no dia anterior», revela.

«Surpreendida», Mafalda Portela refere que «os médicos dizem que a operação correu bem» e que o pai «está agora a recuperar». «Fui vê-lo ao IPO na quarta-feira [17 de julho]. Ele começou a chorar e eu entrei em choque porque não estava à espera de o ver assim. É complicado, porque sei que nunca mais vou ouvir a voz do meu pai. Mas sei que, pelo menos, vai ter melhor qualidade de vida», assume.

Paralelamente a esta doença oncológica, o progenitor da jovem luta contra um carcinoma estágio III na próstata, que está a ser combatido através de radioterapia.

 

«Olho para o espelho e acho-me gorda»

 

Não é só o pai que enfrenta problemas de saúde. Mafalda Portela começou a apresentar sinais de depressão durante os dois anos em que assumiu o papel de cuidadora do progenitor e, em março, os pais desafiaram-na a rumar ao sul do país. «Eles viam-me sempre a chorar e mandaram-me para o Algarve. Aquilo estava a matar-me aos poucos», desabafa à TV 7 Dias.

Desde então, a jovem integra uma equipa de animação de um camping de luxo, onde ainda dá aulas de fitness. «Quando vim, estava completamente enterrada na depressão. Perdi 20 quilos num mês. Não comia nunca [pausa]. Tenho anorexia. Tinha 60 quilos e fiquei com 40», assume, confessando que, na mesma altura, lhe foi diagnosticada Síndrome de Borderline, um transtorno de personalidade que se caracteriza por flutuações radicais de humor, impulsividade e instabilidade na relação com o próprio e os outros.

As colegas de trabalho com quem vive depressa notaram o rápido emagrecimento. «Elas começaram a dizer-me que eu estava esquelética, que só se viam as costelas… Comecei a comer, a comer e a comer. Olho para o espelho e acho-me gorda, mas eu sei que está tudo na minha cabeça. Já engordei oito quilos, portanto, estou com 48, o que não é mau. É o meu peso ideal», sublinha.

Assumindo que mete «uma máscara todos os dias» e que se sente «melhor e com menos ansiedade», Mafalda Portela está a ser semanalmente acompanhada por um psicólogo. O pior mesmo é a distância. «Tenho as minhas colegas de equipa, mas não é a mesma coisa… A minha melhor amiga é a minha mãe e os meus melhores amigos são os meus dois irmãos. O meu pai é o meu bebé», remata, visivelmente emocionada.

 

VEJA TAMBÉM:
Ex-moranguito é pai pela primeira vez e mostra rosto do bebé!
Metida ao barulho em história de ex-moranguito, Cristina Ferreira responde à letra!
Ex-moranguito com problemas com a lei dentro da prisão

 

Texto: Dúlio Silva | Fotografias: Impala

PUB
Top