Exclusivo | Quer o Destino: Unidos pelo trauma, Nuno e Vitória tornam-se aliados

A violação é um dos temas centrais na novela Quer o Destino e, além de Vitória, há outra personagem que vive atormentada com esse drama no seu passado.

11 Mai 2020 | 22:20
-A +A

Os próximos desenvolvimentos da trama Quer o Destino vão ser empolgantes. Tal como já lhe contámos, o advogado é apaixonado por Carla (Ana Sofia Martins) e tem uma relação muito conturbada por causa de Marcos (Pedro Teixeira), que já lhe fez inúmeras ameaças. Nesta fase da trama, acaba por se tornar próximo de Vitória (Sara Barradas), que lhe pede ajuda para tirar Carlos (João Vicente) da prisão. Nasce uma amizade entre eles, sem saberem que algo mais os une, que o ódio pelo Santa Cruz.

Vitória cria associação para vítimas de violação

A enfermeira vive atormentada com a violação que sofreu na adolescência e, para a ajudar outras mulheres que passaram pelo mesmo, a enfermeira decide organizar um grupo de apoio, ao qual dá o nome de Espaço 24 horas. E é numa dessas reuniões que fica surpreendida ao ver o advogado entrar com um capuz.

Nuno conta que houve um namorado da mãe que abusou dele, mas que guardou o segredo. «Só contei o que tinha acontecido a uma pessoa de família… mas à minha mãe não», assume. O namorado de Carla continua a desabafar e agradece: «Obrigado por terem ouvido e por me terem aceitado no vosso grupo de sobreviventes de violência sexual… Pensei que fosse só para mulheres…».

Luísa (Ana Lúcia Palminha), uma antiga empregada da herdade e uma das vitimas de Mateus (Pedro Sousa) apoia-o e diz-lhe: «Eu acho que foi muito corajoso… os homens ainda têm mais dificuldade de falar destas coisas do que nós.» Vitória avisa que tudo tem o seu tempo e que talvez um dia ele consiga contar o que sofreu à mãe. «A verdade pode ser libertadora se for revelada no tempo das vítimas, nas condições que elas escolherem. Como o doutor escolheu hoje vir aqui», afirma. Nuno promete voltar às reuniões e sorriem, entre si, apaziguados

«As memórias são horríveis»

De seguida, o advogado vai ter com o inspetor Machado (Pedro Hossi) e conta que desabafou sobre os abusos e foi muito libertador. O irmão fica preocupado por ele ter ido desenterrar um assunto antigo, mas apoia-o no que for preciso. No dia seguinte, Vitória procura Nuno e agradece-lhe por ter ido à sessão e ter confiado nela.

«Foi muito bom. Sinto que ainda tenho um longo caminho pela frente, mas foi libertador. E espero que não comentes nada com ninguém», pede o advogado. A enfermeira dá-lhe a mão e frisa que o principio básico das reuniões é o sigilo e volta a elogiar a coragem dele.

«Vivo com este peso há tempo demais. Imagino que saibas como é: as memórias são horríveis e ainda estão muito presentes na minha vida. Tenciono ir lá mais vezes», revela Nuno. Vitória diz-lhe que as portas estão sempre abertas, mas aconselha: «uma associação especializada… trabalha só com homens violentados.» Ele interrompe-a e diz: «A Quebrar o Silêncio…Até sei o número de cor. Talvez ganhe coragem.»

Vitória sorri e assegura: «Já ganhaste. Agora é só ir em frente. E vais conseguir. Somos sobreviventes.» O advogado, sente-se esperançoso, com a transmissão de confiança que a amiga lhe dá e prontifica-se a ajudá-la em tudo o que ela precisar para acabarem com o inimigo em comum: Marcos.

Texto: Neuza Silva | Fotos: Divulgação TVI

 

Veja mais:
Quer o Destino: Catarina manda Mateus matar empregado!
Quer o Destino: Lucas recusa beijo a Rita e confronta-a com o que descobriu sobre Marcos

 

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB