Extravagância máxima: Venha daí ver o Natal dos famosos na década mais louca de sempre

No dia do Natal, recordamos a década de 1990, marcada por prosperidade económica e social. Portugal via nascer dois canais privados e as celebridades mostravam a opulência da quadra natalícia.

25 Dez 2022 | 14:50
-A +A

No dia do Natal, viajamos até aos anos 1990. Desde a roupa à música, passando pelas aplicações de telemóvel que replicam o estilo fotográfico e de vídeo dessa época, esta foi a década de maior prosperidade em Portugal. Recém-entrado na CEE (atual União Europeia), o País vivia tempos de abundância.

Mário Soares, Cavaco Silva, Jorge Sampaio e António Guterres foram as figuras políticas que marcaram a década de ouro nacional. Lisboa renovava-se para receber a Expo 98 e, em outubro do mesmo ano, José Saramago ganhava o prémio Nobel da Literatura.

Antes da era dos reality shows, atores, cantores e políticos eram os grandes protagonistas das publicações do grupo Impala. Nas páginas das nossas revistas, o Natal era mostrado em toda a sua opulência e luxo.

A SIC, nascida em 1992, era líder incontestável de audiências praticamente desde o nascimento e a TVI, que surgiu em fevereiro do ano seguinte, recebia o beneplácito da igreja mas não o dos telespectadores.

Percorra a galeria e lembre o Natal das figuras que marcaram a década de 1990.

 

As tradições de Natal mais estranhas no mundo

 

O Natal é uma época festiva que se celebra em todo o mundo. Sendo cristão ou não, todos comemoram este dia, mas de formas bem diferentes…. Umas tradições típicas, outras diferentes e algumas até mesmo bizarras…

 

Itália

O Pai Natal que se ponha a pau em terras italianas. O velhote tem uma inimiga por lá: a bruxa Befana. Segundo a lenda italiana, a bruxa intercetou os Reis Magos e negou-lhes comida e abrigo. Arrependida, durante a quadra natalícia, Befana distribui presentes a quem se portou bem e uma cesta de carvão aos mais traquinas.

 

Veja as outras tradições de Natal mais peculiares do mundo aqui.

PUB