Família Barbosa CELEBRA ÊXITO: «O segredo é estarmos apaixonados pelo nosso trabalho»

Humberto Barbosa reuniu a família e os amigos num final da tarde onde ‘orgulho’ foi a palavra mais ouvida. Há uma nova Clínica do Tempo na «melhor avenida do País», a da Liberdade.

29 Mar 2019 | 19:50
-A +A

Humberto Barbosa domina o segredo da longevidade na vida e nos sucessos. Na tarde desta quinta-feira, dia 28 de março, o nutricionista recebeu família e amigos para apresentar a mais recente Clínica do Tempo. O novo espaço fica naquela que é uma das avenidas mais desejadas de Portugal. Mais precisamente no número 200 da Avenida da Liberdade.

Luís Filipe Vieira, Rui Costa, José Figueiras e a estilista Fátima Lopes foram apenas algumas das caras que se juntaram para celebrar mais esta etapa de sucesso no percurso da família Barbosa.

«Nós trabalhamos nesta área há 35 anos e tudo o que fazemos é de uma forma totalmente saudável e não invasiva. Este projeto é apenas um dos que temos este ano. Ainda vamos abrir mais duas clínicas: uma em Leiria e uma em Braga», começa por nos contar, orgulhoso.

 

Veja o vídeo:

 

 

A escolha da Avenida da Liberdade era óbvia para uma clínica conhecida e reconhecida dentro e fora do País. «Uma clínica que acaba de ganhar pelo segundo ano consecutivo um prémio como a melhor nível mundial na área do anti-envelhecimento e lipoaspiração não invasiva tinha de mudar as suas instalações para a melhor avenida de Portugal, no mínimo», explica o nutricionista.

«Surgiu essa hipótese e saímos do Monumental [no Saldanha]. Foi sempre a descer, foi só pôr umas rodinhas nos móveis e vieram sempre a descer até à avenida», brinca Humberto Barbosa.

 

«Foi eleito o melhor creme do mundo»

 

Acabado de receber o segundo «Óscar» de qualidade e excelência em Paris, o nutricionista confessa-nos: «Foi muito bom. É bom sabermos que gostam do nosso trabalho e, quando isso é materializado num prémio, melhor ainda. Os clientes entram e vão, mas os prémios estão aqui todos os dias para nós olharmos para eles e nos lembrarmos das responsabilidades acrescidas que temos».

 

Tomás Barbosa completa: «Este prémio foi por sermos uma clínica anti-envelhecimento, pela lipoaspiração não invasiva mas também pelo nosso creme. Foi eleito o melhor do mundo». O nutricionista e filho mais novo de Humberto Barbosa confessa: «Foi muito difícil juntar os componentes do creme. Comprem e vão notar uma grande diferença».

 

Paixão pela nutrição começou no Funchal

 

O percurso começou ainda na infância, no Funchal. «Vivi lá a minha infância até aos 13 anos e nessa altura conheci pessoas que viviam mais de 100 anos, mas também conheci algumas que morreram de repente como o pai do meu melhor amigo que morreu aos 40 anos com um enfarte», lembra Humberto Barbosa.

Ainda jovem, o responsável pelo emagrecimento de diversas figuras públicas já sonhava alto. «Intrigava-me o porquê de algumas pessoas poderem viver tantos anos e outros morrerem tão cedo. Apercebi-me de que havia um denominador comum nas pessoas que viviam mais de 100 anos: viviam no campo, tinham uma alimentação saudável porque se alimentavam dos alimentos que colhiam do seu próprio solo, não tinham stress, porque não tinham relógio sequer, viam as horas pelo sol, e tinham equilíbrio emocional, porque viviam no meio de uma grande família com filhos, netos e bisnetos.»

Foi nesta altura que teve a certeza de como seria o futuro. «Apercebi-me de que havia algo de científico nessa forma de estar e, mais tarde, quando tive de fazer a minha escolha profissional escolhi a área da nutrição ortomolecular e do anti-envelhecimento.»

O segredo do sucesso

 

A resposta está na ponta da língua. «O segredo é gostarmos daquilo que fazemos e sermos apaixonados pelo nosso trabalho. Mas não só pelo nosso trabalho, mas também como pela vida, pela família, pelos amigos, pelos nossos colaboradores que nos rodeiam, porque sozinhos não conseguimos fazer nada.»

No dia-a-dia, Humberto Barbosa conta com os três filhos a seu lado. A filha mais velha, Sofia, é advogada das clínicas, o do meio, Augusto, é diretor de marketing e comunicação e o mais novo, Tomás, seguiu as pisadas do pai e é nutricionista.

«Tenho a sorte de, desde sempre, ter a mesma família, os mesmos amigos e os mesmos colaboradores. Isso sim é a fórmula do sucesso». Augusto Barbosa vai mais longe e deixa um elogio rasgado: «O meu pai é o mentor deste sucesso, sem ele nada disto seria possível. É ele que nos orienta e nos acompanha e, portanto, eu acho que o segredo do sucesso é ele».

«Um dos meus netos seguirá este caminho»

 

«Os meus três filhos trabalham comigo e os meus netos também seguirão este caminho. Um deles, pelo menos, seguirá esse caminho», assegura Humberto Barbosa. «Desde que nasceram que, ao ouvido, eu vou sussurrando a palavra ‘nutricionista’. Inclusive, um dos meus netos, quando tinha uns quatro, cinco anos, eles tinham de fazer na escola uma redação oral sobre o que é que queriam ser quando fossem crescidos, e houve quem dissesse polícia, astronauta, bombeiro, e ele disse: ‘Nutricionista’. Sem saber o que era. Por isso, um deles será certamente nutricionista», revela, de sorriso no rosto.

Fórmula para a longevidade

 

O mentor da Clínica do Tempo, premiada pelo segundo ano consecutivo como World Leader in Anti-Aging and Non-Invasive Liposuction, sabe de cor a fórmula para a longevidade: «Alimentação saudável, prática de exercício físico, controlo de stress e equilíbrio emocional». «Felizmente não cabe dentro de uma pílula, está dentro de nós e compete-nos a nós pô-la em prática», termina.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Nuno Moreira

PUB
Top