Família de Iury esconde passado traumático: «Ouvimos bastantes tiroteios»

A mãe da concorrente de Big Brother 2020 revelou a dramática história de vida da sua família. O relato começa em Angola, onde ouviu tiroteios, e acaba nos Estados Unidos, onde viu uma vizinha morrer.

05 Mai 2020 | 9:00
-A +A

Iury, de 27 anos, é uma das 18 concorrentes de Big Brother 2020, reality show da TVI em que tem mostrado aos portugueses o seu lado mais divertido. Contudo, a família da jovem esconde um passado traumático, conforme revelou a mãe da participante na emissão desta segunda-feira do programa A Tarde é Sua.

Em conversa com Fátima Lopes, Soledade Messody revelou que é bisneta de um madeirense e de uma holandesa, que se apaixonaram em Angola, onde a mãe de Iury viria a nascer. Lá, teve uma «infância lindíssima», até que um episódio com uma irmã ditou a vinda da família para Portugal.

«Um dia, o presidente do MPLA vinha num carro e disse para a minha irmã: ‘Um dia vais ser minha’. A minha irmã chegou a casa a chorar e, então, o meu pai optou por virmos para Portugal. Tivemos conhecimento de que havia 4 mil carros que vinham de Angola para África do Sul e de África do Sul apanhavam um barco para Portugal. O meu pai resolveu virmos e deixámos tudo lá», contou.

Em pleno conflito de Independência de Angola, Soledade Messody e a família chegaram ao nosso país a 11 de novembro de 1975, depois de «três meses» de viagem com muitos acontecimentos atribulados. A mãe de Iury tinha apenas 12 anos. «Fomos atacados no caminho. Não foi fácil», lamentou.

 

«Bebé foi enterrado numa caixa de sapatos»

 

Questionada pela apresentadora do vespertino da TVI, acabou por contar: «Estivemos num campo militar e ouvimos muitos tiros, bastantes tiroteios. Lembro-me de os tropas nos dizerem para nos baixarmos. Houve mortes… Lembro-me perfeitamente disso. Quando chegámos a Portugal, vinha tão traumatizada que muitas vezes ouvia foguetes e pensava que eram balas.»

A partilha não se ficou por aqui. «Houve uma prima minha que teve um bebé, que morreu num campo de concentração e foi enterrado numa caixa de sapatos», contou.

Soledade afirmou ter estado em «campos de concentração» durante esse período. «Campos de refugiados», corrigiu Fátima Lopes. «Chamavam-lhe campos de concentração na altura», elucidou a convidada. Lá, «íamos tomar banho e eram dezenas e dezenas de pessoas numa casa de banho. Dormíamos ao ar livre», lembrou, para surpresa da apresentadora.

Na chegada a África do Sul, a família de Soledade Messody apanhou «um susto muito grande»«Estou a visualizar canhões a apontar para nós. mas eram as boas-vindas, ou seja, eles estavam a receber-nos. Mas foi um embate muito grande…»

Ao todo, o avô de Iury trouxe com ele 27 pessoas a seu cuidado. «Ele não quis deixar ninguém para trás e trouxe a família toda e amigos da família também», referiu, em lágrimas. A emoção, explicou Soledade, deveu-se ao facto de considerar o pai «um herói» e de este ter morrido «há dois anos».

 

«Mataram uma vizinha à nossa frente»

 

Já em Portugal, a família de Iury instalou-se em Oliveira do Bairro, cidade do distrito de Aveiro, onde acabou por se apaixonar por um português emigrante no Luxemburgo. Os pais da concorrente de Big Brother 2020 namoraram três anos à distância, até que se casaram e ela partiu para junto do marido, numa viagem feita em lágrimas, causadas pela distância a que iria passar a estar da família.

Mais tarde, os pais de Soledade Messody viajaram para os Estados Unidos e a mãe de Iury seguiu com eles. Foi lá que nasceu a participante do reality show da TVI. «Foi a pior asneira. Não gostei dos Estados Unidos. […] Estive lá dez anos. A nossa zona era uma zona muito perigosa. De vez em quando havia assaltos…. Mataram uma vizinha à nossa frente. Comecei a pensar que tinha uma filha e optei por vender o restaurante e vir para Portugal», recordou.

Praticamente duas décadas depois, Soledade Messody vê agora a filha concorrer a Big Brother 2020. E disse ter aprovado desde o primeiro momento a iniciativa da filha, que está solteira «há meio ano». Sobre o ex-namorado de Iury, deixou escapar: «Eles hoje são amigos. Terminaram porque ele era ciumento e obsessivo. Mas, antes de ela entrar na casa, eles falaram como amigos.» Dentro do reality show, a mãe de Iury não coloca de parte a possibilidade de a filha de apaixonar. Talvez pelo «bombeiro», atirou, referindo-se a Daniel Monteiro.

 

Irmã de Iury também quer tentar a sua sorte em reality shows

 

Ao lado de Soledade estava a filha Anuska Messody, quatro anos mais nova do que Iury. A irmã da estrela de Big Brother, que tem o «sonho de ser apresentadora de televisão», revelou que também ela tem a ambição de participar num reality show.

A ambição levou-a, de resto, a tentar a sua sorte por mais do que uma vez num programa da TVI. «A primeira vez foi n’A Quinta. Passei todas as fases, até à fase do psicólogo. Não passei mas não é por não ter passado que vou desistir dos meus sonhos.»

Anuska não coloca, por isso, de parte a hipótese de, no futuro, voltar a concorrer a um reality show. Em conversa com Fátima Lopes, explicou que tem este desejo para poder «lidar com varias personalidades diferentes» numa casa. «Sou uma pessoa muito frontal e direta. Acho que seria um grande desafio para mim, completamente diferente dos outros por que já passei na minha vida. Apesar de ter 23 anos, ja passei por algumas coisas.»

 

VEJA TAMBÉM:
Big Brother recebe chuva de críticas: «O Cláudio Ramos deve ter hora de deitar»
Big Brother 2020: Estes são os 18 concorrentes do reality show da TVI
O elo mais fraco! Pedro Soá é o favorito… para sair de BB Zoom!

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: reprodução TVI e redes sociais

 

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR ou ASSINAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB
Top