Famosos celebram Dia do Pai sem «abraçar, beijar e mimar» os progenitores e filhos

No Dia do Pai vários foram os rostos conhecidos da televisão portuguesa a deixar sentidas mensagens nas redes sociais aos progenitores, fazendo referência ao isolamento social que se vive.

19 Mar 2020 | 15:10
-A +A

Esta quinta-feira, 19 de março, comemora-se o Dia do Pai e muitos são os rostos conhecidos a partilhar nas redes sociais mensagens alusivas ao dia. Numa altura em que o país atravessa uma pandemia de Coronavírus e foi decretado Estado de Emergência Nacional, muitos portugueses vêem-se privados de poder abraçar e beijar os seus progenitores, num dia tão especial, uma vez que têm de ser seguidas todas as medidas de prevenção. Com os rostos conhecidos da televisão portuguesa o mesmo acontece e a referência a esse afastamento é uma constante nas publicações feitas pelos mesmos.

Nas suas contas de Instagram, José Carlos Pereira, Cláudio Ramos, Marco Costa, Nuno Santos, Rita Ferro Rodrigues, entre outros, deixaram mensagens de carinho aos pais ou àqueles que, nas suas vidas, desempenham os papéis de pais.

 

José Carlos Pereira fala da «ausência imposta daqueles que mais amamos»

José Carlos Pereira partilhou uma fotografia de quando era pequeno, ao colo do pai, e outra idêntica com o filho Salvador, de dois anos – fruto da relação que manteve com Liliana Aguiar – ao colo.

Na legenda, o ator falou sobre o «sentimento único de ter um amor incondicional, único e tão completo em todos os sentidos da palavra», como o amor de pai, numa «altura de adversidade e resiliência» em que se vive e que leva à «ausência imposta daqueles que mais amamos e pelo sentido comum por que todos lutamos».

 

Cláudio Ramos afirma que este é «o dia do pai mais marcante até hoje»

Pela primeira vez na vida, em 15 anos, Cláudio Ramos passa o Dia do Pai longe da filha, Leonor.
O apresentador partilhou uma fotografia do rosto da filha, com uma legenda que faz referência ao afastamento porque passam pai e filha, «por culpa do isolamento social».

«19|Março|2020. Esta é a Leonor. Ela faz de mim um pai feliz.
O dia do pai mais marcante da nossa vida até hoje. O primeiro longe, por culpa do isolamento social. Óbvio que não seremos caso único. Valorizemos então o que estamos a passar hoje, para dar valor a tudo o resto, quando isto tudo passar. Bom dia!», escreveu.

 

Nuno Santos deixa mensagem ao filho: «estamos à distância mas, não tarda, estaremos juntos»

Para Nuno Santos a realidade de falar com o filho por videochamada não é uma novidade. Isto porque o Diretor de Programas da TVI esteve «durante cinco longos anos» a viver em África e, por isso, só podia ver o filho Pedro, de 15 anos – fruto da relação que manteve com Andreia Vale – através de um computador.

«Durante cinco longos anos foi assim que falámos todos os dias. Antes do Houseparty havia o Skype, o Tango, o Viber, depois o FaceTime e o WhatsApp Vídeo. E nunca nos lamentámos pela distância. Acho até que essa distância nos aproximou.
É certo que passámos muito tempo juntos, em férias – cá e em África – ou em semanas minhas de teletrabalho em Lisboa. Uma companhia transcontinental, como a Multichoice, aprendeu há muito a ter as pessoas ligadas. Hoje estamos à distância porque nos pareceu que era o melhor. Mas não tarda, e em segurança, estaremos juntos.Hoje pode ser o “meu”dia. Mas, valha a verdade, que na minha vida todos os dias são dias dele. Até já, filho», pode ler-se.

 

Marco Costa recorda as «saudades» que sente do pai

Marco Costa perdeu o progenitor há já largos anos mas faz questão de o recordar variadas vezes em publicações que faz nas redes sociais. O marido de Vanessa Martins falou do orgulho que sente «em dizer que tenho um homem na minha vida». «Um homem que recordo por fotografias, por apenas poder ter a sua alma perto de mim. Um homem que me fez quem sou e que tenho, para além de cravado no meu coração, cravado e eternizado em tatuagem na minha pele. Esse homem é o meu pai, o meu melhor amigo, o meu herói. Aquele que com 18 anos perdi fisicamente, mas que me acompanha, mais do que ninguém, em todos os meus passos…», descreve.

O pasteleiro recorda este Dia do Pai revelando que «as saudades apertam mais e o coração quase arde de tanta saudade», fazendo referência ao facto de não poder comemorar o dia ao lado do progenitor, «a data em que todos os filhos devem abraçar, beijar e, sobretudo, mimar aqueles que nos puseram no Mundo».

 

João Moleiro faz referência às parecenças com o progenitor

João Moleiro foi convidado a escrever uma carta ao pai por ocasião desta data especial e deixou uma mensagem sentida nas suas redes sociais a respeito do progenitor já falecido.

«Olá Pai! É engraçado, numa me lembro de te ter tratado de outra forma. Mesmo quando era pequeno nunca te chamei papá. Talvez porque para mim sempre foste mesmo um Pai com todo o peso que estas três letras têm.
Sabes, foram precisos 6 meses depois de teres partido para te escrever. Na altura disse-te: “Pai, ganhámos! A última vez que que vimos juntos um jogo com a França perdemos por causa daquela mão do Abel Xavier, lembras-te? Hoje vi sozinho e ganhámos! Também ias gostar de ver” Curioso como foi o futebol, que sempre nos separou, que me deu vontade de partilhar uma alegria contigo. Por mais vezes que me levasses ao terceiro anel, nunca conseguiste que mudasse. Mas nem isso nos afastou. Até gostava da picardia. E tu também», pode ler-se.

O pivô da SIC fez ainda referência ao facto de lhe dizerem que é muito parecido com o pai. «Um dia destes publiquei numa rede social uma das poucas [fotografias que tem com o pai] e choveram comentários a dizer como sou parecido contigo. Fiquei orgulhoso. Muitos deles não te conheceram, não sabem o homem que eras. Mas se a comparação algum dia se estender ao teu íntimo, fico muito feliz.»

 

Rita Ferro Rodrigues felicita os homens da sua vida

Rita Ferro Rodrigues não quis deixar passar esta data especial sem felicitar os homens da sua vida. «O meu pai, o pai do meu filho, o pai da minha filha. 3 pessoas maravilhosas, determinantes na minha vida, 3 exemplos de amor», foi desta forma que a apresentadora se dirigiu ao pai, Eduardo Ferro Rodrigues, ao marido e pai do filho Eduardo, Ruben Vieira, e ao ex-marido e pai da filha Leonor, Daniel Cruzeiro.

 

José Luís de Casados à Primeira Vista fala de saudades

José Luís Cardoso perdeu o pai no início deste ano, pelo que é a primeira vez que passa a data sem o progenitor ao seu lado. Nas redes sociais, o ex-concorrente de Casados à Primeira Vista partilhou uma fotografia com o pai, escrevendo na legenda apenas «saudades».

 

Tânia Ribas de Oliveira deixa mensagem ao marido e ao pai 

Tânia Ribas de Oliveira aproveitou a data para deixar uma mensagem de carinho ao marido, João Cardoso, e pai dos filhos de ambos, Tomás e Pedro.

«O Pai mais lindo do (nosso) mundo vive na nossa casa! O mais mais meigo, mais desportista, mais atento. O pai que os leva ao céu e os atira ao ar, que joga à bola e anda de skate, o pai que faz surf e que abraça todos os dias. O pai que nos faz rir a todos e que nos sossega o coração. Feliz Dia do Pai, meu amor!», escreveu.

Ao pai, a apresentadora deixou também uma mensagem e promessa: «Feliz dia, Pai! Prometo compensar todos os beijos que não te posso dar hoje».

 

Ana Malhoa recorda a distância que sempre a afastou do pai

Também a cantora Ana Malhoa quis felicitar o pai, José Malhoa, pela data especial, fazendo referência à distância que já várias vezes os separou, devido à profissão artística que ambos têm. «A nossa vida já foi feita de muitas “quarentenas”, a muita distância física devido à nossa profissão, sem nunca deixarmos de ser assim tão um para o outro. Não preciso de dizer muito mais aqui, porque digo-te todos os dias… Amo-te Papi!», lê-se.

 

Liliana Santos: «Hoje não estaremos juntos mas temos uma vida inteira pela frente!»

Por questões de segurança, Liliana Santos está afastada, tal como muitos outros rostos conhecidos e não conhecidos, do pai neste dia. Contudo, partilhou uma fotografia com o progenitor, desejando-lhe um «feliz dia do Papi».

«Hoje não estaremos juntos mas temos uma vida inteira pela frente! Feliz dia do Papi ao melhor pai do mundo e a todos os outros papis! Love you!», escreveu.

 

Andreia Rodrigues sobre Daniel Oliveira: «todos os dias enquanto pai há mais para amar nele»

Andreia Rodrigues já fez, variadas vezes, elogios ao marido Daniel Oliveira, quer pelo papel que desempenha como marido quer como pai. Desta vez não foi diferente, e a apresentadora partilhou uma fotografia de pai e filha com uma texto que faz referência à situação de isolamento vivida atualmente em Portugal e no Mundo.

Na legenda lê-se:

«Os dias eram diferentes! Não sabíamos a sorte que tínhamos por sermos livres, por poder dar abraços, beijos sem medos, passear na praia, sentir a areia entre os dedos, enquanto ao nosso lado ecoam os sorrisos de quem brinca e corre na areia e ouvimos os latidos dos cães à espera que lhes atirem mais uma bola, para depois correrem de volta para aqueles que amam…Não temos isto, mas temos o AMOR! E o amor é um verdadeiro super poder! Neste dia do pai…a minha filha tem menos liberdade mas é mais amada, o Daniel é mais amado, todos os dias enquanto pai há mais para amar nele! No amor não há limitações, barreiras, isolamento! Neste dia que representa também o cuidado com o outro, a proteção, a base… lembremo-nos que nos tempos que correm são estes mesmos sentimentos que nos salvam: Amor, proteção! Cuidar dos outros! Feliz dia do Pai para todos os que – à distância ou perto – cuidam e amam! Mantenham-se seguros!»

Texto: Marisa Simões; Fotos: Reprodução Instagram

 

Leia ainda:
Marco Costa sobre o pai: «Tenho a mágoa de não poder partilhar com ele o que eu tenho»
Coronavírus: Estes são os conselhos da Direção-Geral de Saúde que todos devem seguir
PUB