Fátima Lopes desencadeia discussão acesa entre fãs. O motivo é… insólito

Fátima Lopes disse-se a “plantar salsa, coentros e espinafres”, o que levou seguidores da apresentadora a corrigi-la no verbo usado pela própria. Mas o dicionário dá razão à antiga estrela da TVI.

08 Fev 2021 | 23:01
-A +A

Uma das mais recentes publicações de Fátima Lopes nas redes sociais provocou uma discussão entre os seus seguidores. A apresentadora, que recentemente rescindiu contrato com a TVI, tem estado dedicada à família e partilhou duas fotografias, no campo, a trabalhar no cultivo.

“Hoje plantei salsa, coentros e espinafres. Vamos ver como corre”, escreveu como legenda de duas imagens, nas quais surge com as mãos na terra (ver galeria). Mas, se houve internautas que a felicitaram e desejaram felicidades para o futuro, houve também quem apontasse o dedo ao termo usado por Fátima Lopes.

“Não plantou, menina Fátima. A senhora, com letra muito grande, semeou…”, escreveu uma delas. “Plantar com planta, semear com semente”, explicou outra. “Não se vê nenhuma planta… Como tal, foram sementes e, assim, semeou”, pode ainda ler-se.

Apesar das explicações, uma seguidora de antiga estrela da TVI contestou esta explicação: “É igual, plantar ou semear. A tal coisa que envolve a planta já germinada não é plantar, é transplantar, porque germinou num sítio e é plantada”.

 

Fátima Lopes está correta ou errada? Eis o que diz o dicionário

 

De forma a melhor entender esta diferença, a TV 7 Dias explica-lhe que, de acordo com o dicionário da língua portuguesa Priberam, semear significa “deitar sementes em qualquer terra” ou “fazer a sementeira de”.

No mesmo dicionário, plantar significa “meter na terra (alguma planta) para que se desenvolva” ou “semear ou cultivar alguma espécie vegetal”. Isto significa que o termo usado por Fátima Lopes estará correto, pois o verbo “plantar” é sinónimo de “semear”. No entanto, o oposto não acontece. Ou seja, se a apresentadora colocasse uma planta na terra, não poderia usar o termo “semear”.

 

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: reprodução redes sociais

PUB
Top