Feliz Dia da Mulher: Saiba o motivo de se assinalar a 8 de março

O Dia da Mulher é assinalado esta quarta-feira, dia 8 de março, porém muitas pessoas desconhecem a origem desta data. Saiba tudo!

08 Mar 2023 | 13:50
-A +A

O Dia Internacional da Mulher comemora-se neste dia 8 de março. É, por tradição, um dia que as mulheres celebram juntas, quer seja em jantares fora ou em idas ao cinema… tudo aquilo que enalteça o facto de se ter nascido mulher.

Existem, ainda, muitos homens oferecem presentes e fazem declarações aquelas que dizem ser as mulheres das suas vidas. No meio de tudo isto, existem pessoas que talvez desconheçam o simbolismo desta data. Afinal, por que se comemora o Dia da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher nasceu da vontade de assinalar os direitos das mulheres. Bem como de ser um símbolo da luta contra a desigualdade de género. É necessário recuar até à luta feminista do século XIX para encontrar a génese de uma das datas mais importantes do ano. E a existência deste dia muito se deve à escritora Clara Zetkin. Que em 1910 apresentou a proposta à Conferência Internacional de Trabalhadoras Socialistas em Copenhaga, Dinamarca. É certo que muito mudou desde então, mas também é um facto que muitas mulheres ainda lidam com discriminação e violência em diferentes zonas do globo.

Porquê o 8 de março para assinalar o Dia da Mulher?

Serve assim o Dia da Mulher para que não seja esquecida ou ignorada a luta pelos direitos humanos universais. Que vão de coisas tão distintas como igualdade de salários até às proteções legais em casos de violência doméstica, passando por muitas outras áreas. O 8 de março é ainda aproveitado por muitos para recordar os importantes contributos que tantas mulheres têm dado à sociedade ao longo dos anos. Sem esquecer o facto de que estamos perante metade da população mundial.

Agora, que já sabemos a origem da data, só falta saber porque o Dia da Mulher é assinalado a 8 de março. É que este dia comemora o aniversário da manifestação histórica pela igualdade dos direitos civis. E que foi feita pelas trabalhadoras têxteis russas na cidade de Petrogado, hoje São Petersburgo, no início do século XX.

Junte-se a nós no Instagram

Este ano existem muitas iniciativas centradas na equidade em tempos digitais. Com o objetivo de realçar que as tecnologias que estão em constante evolução pode ser importantes na vida das mulheres. Servindo, por exemplo, para alertar as mulheres em relação a potenciais riscos associados a um uso errado das tecnologias.

Texto: Bruno Seruca; Fotos:DR
PUB