Fernanda Serrano: “Fiquei traumatizada com o divórcio”

Fernanda Serrano é uma das mais prestigiadas atrizes e decidiu partilhar num relato intimistas várias fases marcantes da vida, como a infância, a luta contra o cancro, o divórcio, entre outras.

17 Nov 2023 | 7:00
-A +A

Fernanda Serrano é um rosto bem conhecido do público e uma da mais conceituadas atrizes nacionais. Nasceu em Lisboa, mas considera-se alentejana de corpo e alma. Inquieta por natureza, estudou Línguas na Universidade Autónoma de Lisboa, mas a moda conquistou-a. Como modelo conheceu vários lugares do mundo, entre os quais Barcelona, onde descobriu a sua paixão pela arte de representar. É mãe de quatro filhos, Santiago, Laura, Maria Luísa e Caetana.

Leia ainda: Mãe de concorrente põe dedo na ferida: “Zaza usa a Joana, a Márcia, todos”

No passado dia 15, Fernanda Serrano completou 50 anos e lançou o seu mais recente livro, a autobiografia Não Há Vidas Perfeitas, editado pela Oficina do Livro e fez questão de dedicá-lo aos filhos e aos pais. Fernanda Serrano afirma que este é um livro sem pretensões, sem nada para ensinar, sem fórmulas mágicas. “Não é um livro de autoajuda. Não aprecio livros que nos dão uma única receita, que servem um modelo igual para todos. Isso não faz qualquer sentido. Cada um de nós é um mundo, com as suas particularidades e circunstâncias. Podemos aproveitar coisas que funcionam com os outros, mas nem tudo serve para todos”, afirma, acrescentando que: “Se me pedissem para dizer um lema de vida, acho que seria: ‘Estamos sempre a tempo de tudo.’ É isso que quero partilhar convosco. Estou muito a tempo de ser melhor mãe, melhor educadora, melhor amiga, melhor filha, melhor atriz, melhor empresária. E, vocês, estão a tempo do quê? Estamos todos a tempo de sermos melhores, de fazermos a diferença em nós e/ou em alguém.”

Paixão pela representação nasce em Barcelona

Num registo intimista, a atriz recua à sua infância, marcada pelo amor dos pais, mas também por dificuldades económicas e alguma solidão, recorda a sua independência financeira precoce graças a uma beleza física de que não tinha consciência, lembra a evolução como modelo e revela um instinto invulgar para agarrar oportunidades, como o casting inesperado em Barcelona onde descobriu a paixão de representar. Mas não só. Fernanda fala ainda do sonho concretizado de construir uma família grande, de adversidades como o divórcio e todo o sofrimento associado a essa decisão, das suas referências pessoais e profissionais, como Nicolau Breyner e Pedro Lima, do despertar tardio para a importância da saúde mental e dos numerosos planos para um futuro que começa hoje e agora.

O Divórcio

“Fiquei profundamente traumatizada com o divórcio e ainda hoje não me consigo imaginar novamente casada com alguém. Não é que tenha deixado de acreditar no amor, pois acho que isso nunca acontecerá. Amei muitoe sempre fui muito amada, em todas as relações que tive, incluindo no meu casamento, mas isso não impede que as ruturas aconteça. (…) Como já disse, ainda acredito que, um dia, vou ter um casamento como o dos meus pais. (…)Ao longo de cinco anos, desde o momento em que decidi divorciar-me até àquele em que, de facto, me divorciei, muito provavelmente devo ter tido pequenas depressões. Diria mesmo que é pouco provável que isso não tenha acontecido. Não sou a Supermulher”, escreveu, assumindo: “O dia em que assinámos o divórcio foi horrível. Horrível. Lembro-me de que o passei com os meus quatro filhos e que me sentia como se fosse feita de vidro. Penso que nunca na minha vida me senti tão fragilizada à frente dos meus filhos como naquele dia. Acho que eles nunca me viram tão triste. Eram 15 anos de um casamento que chegava ao fim. (…). No entanto, isso não me causa ansiedade, não tenho urgência em reconstruir nada. Estou bem assim. Tenho uma família fantástica e uns filhos maravilhosos, que são um sonho e que me fazem sentir realizada e feliz enquanto mãe e chefe de família. Por isso, sem pressa, no meu tempo, vou tentar voltar a ser feliz.”

Saiba mais na edição já em banca e veja as várias fotos de momentos importantes da atriz.

capa tv7dias 1914

Outros destaques desta edição da TV 7 Dias

Mãe de concorrente põe dedo na ferida: “Zaza usa a Joana, a Márcia, todos”
Big Brother: Anastasiya Bondar faz a sua Curva da Vida e revela episódios marcantes
Luciana Abreu não estará em Papel Principal
Ruy de Carvalho: “Não penso na morte”
A nova vida de Cátia Palhinha
Aurea substitui Sónia Tavares em A Máscara

Tudo isto e muito mais na sua TV 7 Dias, já nas bancas

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt)
Fotos: Oficina do Livro e Arquivo Impala
PUB