Fernanda Serrano revolta-se e corta o cabelo em forma de protesto

Fernanda Serrano juntou-se aos milhares de mulheres que estão a dar um grito de revolta por causa do chocante de caso de Mahsa Amini. A jovem morreu após ser detida em Teerão.

07 Out 2022 | 15:50
-A +A

Fernanda Serrano juntou-se aos milhares de mulheres que estão a dar um grito de revolta por causa do chocante de caso de Mahsa Amini. A jovem curda morreu 16 de setembro, aos 22 anos, três duas depois de ter sido presa em Teerão, capital do Irão, por não usar corretamente o hijab (véu islâmico).

Num vídeo partilhado nas suas redes sociais, Fernanda Serrano agarra numa tesoura e corta uma mecha do seu cabelo. Na legenda da publicação, a atriz escreveu: “Liberdade para todas… vergonha de comportamentos totalmente inaceitáveis da raça humana!”.

Veja o vídeo!

Desde a morte de Mahsa Amini que o Irão – e o resto do mundo – tem sido palco de vários protestos contra a lei que obrigada as mulheres a usarem véus. No Irão, é obrigatório cobrir o cabelo em público e a polícia fiscaliza ainda as mulheres que usam casacos curtos, acima do joelho, calças justas e ‘jeans’ com buracos, além de roupas coloridas, entre outras regras.

As autoridades judiciais iranianas lançaram entretanto uma investigação sobre a morte de um adolescente, alegadamente atingido durante os protestos contra a morte de Mahsa Amini, tendo sido presas oito pessoas, indicaram agências noticiosas iranianas. Leia mais aqui.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos e vídeo: Instagram

 

 

 

 

PUB