Em Festa é Festa, da TVI, no consultório, Teixeira (Rui Melo) está a descansar a cabeça, desanimado, sozinho, quando batem à porta. Ele bufa e vai abrir, deparando-se com a taróloga Joana Dias. Ele fica mais animado e manda-a entrar. “Se calhar, vim em má altura”, diz ela. No entanto, o psicólogo assegura: “Vieste na melhor das alturas. Senta-te, senta-te.” Ela explica que veio assim que conseguiu e percebeu pela mensagem dele que era urgente. “Mas, então, o que é que se passa? No que eu puder ajudar, sabes que podes contar comigo”, questiona. Ao que o psicólogo revela: “O que se passa é que… eu acho que me estou a apaixonar por uma pessoa.” A especialista diz que isso é bom, mas ele diz que não sabe se os signos deles são compatíveis. Ela sorri e frisa que o importante é manter a calma. Ela começa a ver o mapa, analisa a compatibilidade entre os signos de Teixeira e Lenita (Sofia Grillo) e vai dizendo: “Ora, portanto, homem Peixes com mulher Gémeos.”
O psicólogo interrompe: “Podes dizer, Joana, é um fracasso. Estamos condenados ao fracasso.” Ela continua a leitura e comenta: “Espera, deixa-me estudar aqui a coisa. A atração entre Gémeos e Peixes pode não ser duradoura, é um facto. Ambos os signos são voláteis e inconstantes. E o romantismo de Peixes pode ressentir-se de algum excesso de racionalidade ou até superficialidade de Gémeos.” Teixeira vai abanando a cabeça. “Espera… No amor, realmente a atração entre estes dois signos pode ser forte. Porque até há várias parecenças entre ambos. São leves, distraídos, sensíveis”, acrescenta Joana Dias.
Ele continua desanimado. “Até porque o humor de Gémeos é muito inconstante. Tão depressa pode estar a rir de alegria como, no segundo a seguir, estar a chorar convulsivamente. Já tu, como se sabe, és vulnerável e sensível o tempo todo. És mais coerente, vamos dizer assim”, vai alegando a taróloga. O psicólogo diz que não há nada a fazer e pede desculpa por tê-la feito perder tempo. No entanto, ela interrompe-o e sublinha: “Para que a mulher geminiana com o homem Peixe dê certo, ela pode e deve entrar no mundo dos sonhos dele, para perceber que a forma como ele encara o amor é calma, mas bela também… Estes dois jeitos diferentes até podem encontrar um equilíbrio. Quanto a Gémeos e Peixes na cama, na intimidade…”
Joana Dias acha que não é assim tão linear e mostra alguns pontos em que se podem entender, mas Teixeira está muito desmoralizado e não consegue ver nada de positivo. “Vamos fazer de conta que esta conversa não aconteceu. Pode ser, Joana? A sério”, pede o psicólogo.
Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt) Fotos: Divulgação TVI