Festa é Festa: Está o caldo entornado entre Bino e Delfim na junta de freguesia

Em Festa é Festa, depois de perder o cargo numa aposta de jogo, Bino recusa passar o lugar para o amigo e envolvem-se numa acessa discussão.

20 Jan 2024 | 8:00
-A +A

Em Festa é Festa, da TVI, Na junta de freguesia, Manuela (Inês Herédia) e Lenita (Sofia Grillo) estão a tentar que Albino (Pedro Alves) as esclareça sobre quem é o presidente da junta afinal. Albino percebe que elas ouviram a conversa e diz que isso dá direito a despedimento. Elas disfarçam e dizem que se ouvia tudo na receção e Nelinha frisa: “Se o senhor presidente vai deixar de ser presidente, eu acho que tenho direito a uma explicação! Merecemos as duas uma explicação.”

A colega acrescenta: “Este é um assunto sério, que nos diz respeito às duas. E quem diz às duas, diz aos munícipes todos!” Olha para Bino e frisa: “Não me tente embarrilar, presidente! Se vai deixar de ser presidente, e é este indivíduo que vai passar a mandar nistotudo, eu quero saber e quero saber já! Porque eu combinei que vinha aqui trabalhar consigo! E não com este senhor que eu não conheço de lado nenhum! Olhe que eu não sou uma Lenita-vai-com-todos, estamos entendidos. “ Ele engole em seco e nisto Delfim (António Melo) volta e elas também o questionam.

Albino diz que se Delfim puser a mão na consciência e perceber que não faz sentido ele ficar com a presidência da junta , ou, então, mostra ser um aproveitador sem escrúpulos se insistir em ficar com a presidência. Determinado, Delfim também quer esclarecer as coisas e convoca uma reunião. Albino mostra-se muito desiludido com a atitude dele e lembra que sempre foram amigos. Este diz que não fez nada de errado, pois apenas fizeram uma aposta e Albino perdeu. De seguida, questiona se fosse ao contrário, se Albino também lhe devolvia o dinheiro e o marido de Florinda (Ana Brito e Cunha) mente e diz logo que sim. Contudo, Delfim não acredita, até porque percebeu que Albino e os amigos estavam feitos para o limparem. O marido de Florinda percebe que as suas intenções durante o jogo foram descobertas e leva a conversa para outro sítio. Albino diz que Delfim não percebe nada de política e o amigo questiona: “Achas que eu não posso ser presidente da junta porque não percebo nada de política?E tu? O que é que tu percebes de política?”

Ainda em Festa é Festa

Furioso, o amigo diz-lhe: “Olha que o Bino não te admite que faltes assim ao respeito ao Bino!O Bino tem anos – décadas de experiência na vida política! O Bino sabe, o Bino percebe, o Bino respira política!” Delfim ri-se e o presidente da junta continua: “Olha que duvidares dos dotes políticos do Bino ainda é pior do que quereres ficar com o que é do Bino!”

Decidido, Delfim diz que tem uma ideia e revela: “Então, o que te proponho é que me ajudes. Eu torno-me presidente da junta e tu passas a ser o meu número dois. Assim uma espécie de assessor. Ou o que lhe quiseres chamar.” Albino não podia odiar mais aquela proposta e avisa que jamais será número dois. “Muito menos aqui, nesta junta, que o Bino fez crescer com sangue, suor e lágrimas! Nunca! O Bino não é número dois de ninguém! Isso é a coisa mais ofensiva que já propuseram ao Bino!”, afiança.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt)
Fotos: Divulgação TVI
PUB