Mariana Secca, conhecida no mundo artístico por Maro, vive desde sempre ligada à música. Com apenas 4 anos foi para o conservatório estudar piano e, pouco tempo depois, aprendeu a tocar guitarra sozinha. Agora, aos 27 anos, é a grande vencedora do Festival da Canção, título que a faz representar Portugal na Eurovisão.
A música sempre foi uma vertente constante na sua família. Numa entrevista ao Diário de Notícias, a jovem artista conta que, tanto a avó como a mãe, eram professoras de música: “A minha mãe tinha uma regra cá em casa: têm todos de fazer o quinto grau de piano. Depois podem desistir, podem fazer o que quiserem.” Apesar disso, apenas aos 19 anos tomou a decisão de seguir música a tempo inteiro e rumou a Boston para se licenciar na Berklee College of Music. Enquanto se formava, Maro criou uma rubrica chamada Berklee People que tinha como objetivo levar músicos de todo o mundo à escola para gravarem. A artista confessa que era “muito discreta”. Dizia “olá” a toda a gente, mas depois ninguém sabia o que ela fazia.
O nome de alguns músicos portugueses correu o mundo também graças a Maro. Foi nessa escola, em Boston, que se cantou Sérgio Godinho, Ornatos Violeta, entre outros. Depois de terminado o curso, a também compositora muda-se para Los Angeles e faz o seu primeiro disco, “MARO, Vol. 1” . Além disso, lança seis ‘auto-álbuns’ totalmente escritos e produzidos por ela própria. Aí, começaram a surgir os convites de nomes como Jacob Collier, Jessie J., Fatai, entre outros.
Um ano depois, em 2018, Mariana Secca lançou o seu primeiro álbum, sem título, nas plataformas digitais e apresentou-o tanto em Lisboa como no Porto. Ainda nesse ano, atuou ao lado de Carolina Deslandes no Rock in Rio. Em 2020 voltou a dar nas vistas pelo dueto feito com o reconhecido músico Eric Clapton da tão conhecida ‘Tears in Heaven’.
Maro vai representar Portugal em Itália!
Agora, o desafio é outro e Maro é posta à prova. Depois de ter sido a grande vencedora do Festival da Canção 2022, que decorreu na noite deste sábado, 12 de março, na RTP1, a artista irá assim representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção que se realiza em Turim, Itália, no próximo mês de maio.
A música ‘Saudade, Saudade’ foi eleita unanimamente pelo júri e pelo público, com pontuação máxima de ambos.
Continue a ler aqui.
Fotos: Redes Sociais