Festival da Canção 2021 vai realizar-se em estúdio e tem final marcada para 6 de março

O Festival da Canção 2021 vai, ao contrário do que acontecera em anos anteriores, realizar-se em estúdio. Conheça os 20 intérpretes e canções deste ano!

20 Jan 2021 | 18:43
-A +A

O Festival da Canção 2021 está repleto de novidades. O festival deste ano recebeu um número de candidaturas nunca antes visto, com cerca de 690 artistas a desejar representar o nosso País em Roterdão, no final de maio. Mas não só! Também as condições em que acontecerá o evento sofreram alterações.

Foram escolhidos 20 autores, cujas canções e intérpretes foram conhecidos na apresentação do Festival da Canção esta quarta-feira, 20 de janeiro, conduzida por Inês Lopes Gonçalves.

José Fragoso referiu que esta “é a edição que tem mais autores”. O Diretor de Programas da RTP1 disse também que a crise que as indústrias culturais estão a passar foi um dos principais motivos que levou a que, este ano, o número de candidaturas permitido fosse mais alargado, precisamente para dar oportunidade a que mais artistas mostrassem o seu trabalho. Pelo mesmo motivo, o número de canções deste ano aumentou, sendo 20, ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores.

Apesar de todas as condicionantes resultado da situação pandémica que atravessamos, que impedem que exista público e que exigem que sejam cumpridos alguns “cuidados sanitários”, “as pessoas estão muito motivadas”, segundo o diretor da RTP1.

Há semelhança do que acontecera em anos anteriores, existirão duas semifinais e uma final, marcadas para as 21 horas. Todos os programas serão em estúdio, contrariando o que acontecera antes, em que várias capitais do nosso País recebiam o evento musical. Nos três programas será Inês Lopes Gonçalves a estar na “Green Room”.

 

Vasco Palmeirim e Filomena Cautela na Final

Na primeira semifinal, que acontecerá a 20 de fevereiro e será conduzida por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, estarão presentes Fábia Maia, Sara Afonso, Valéria, Ian, Irma, Karetus/Romeu Bairos, Miguel Marôco, Mema e The Black Mamba.

Na segunda semifinal, que acontecerá a 27 de fevereiro e será conduzida por Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato, estarão presentes Carolina Deslandes, Da Chick, Joana Alegre, Graciela, Neev, Eu.clides, Pedro Gonçalves, Tainá, Ariana e Ana Tereza.

Quanto à final, que elegerá o(a) artista que representará Portugal no Festival da Eurovisão da Canção 2021, acontecerá no dia 6 de março, dia que antecede o aniversário da RTP1. Serão Vasco Palmeirim e Filomena Cautela os apresentadores a cargo da condução da final.

Fique a par dos intérpretes e respetitvas canções:

Fábia Maia – “Dia Lindo”
Sara Afonso – “Contramão”
Valéria – “Na Mais Profunda Saudade”
Ian – “Mundo”
Irma – “Livros”
Karetus/Romeu Bairos – “Saudade”
Miguel Marôco – “Girassol”
Mema – “Claro Como Água”
The Black Mamba – “Love Is On My Side”
Carolina Deslandes – “Por Um Triz”
Da Chick – “I Got Music”
Joana Alegre – “Joana do Mar”
Graciela – “A Vida Sem Acontecer”
Neev – “Dancing In The Stars”
Eu.clides – “Volte-Face”
Pedro Gonçalves – “Não Vou Ficar”
Tainá – “Jasmim”
Ariana – “Mundo Melhor”
Ana Tereza – “Com Um Abraço”

Texto: Marisa Simões; Fotos: DR

PUB
Top