Festival da Canção: As semifinais estão à porta e já há jurados a postos

O júri das semifinais do Festival da Canção já foi revelado pela RTP e nele encontramos várias figuras ligadas ao certame. A primeira eliminatória acontece já no próximo sábado.

19 Fev 2020 | 8:30
-A +A

Está definido o júri das semifinais do Festival da Canção 2020. O grupo é composto por sete jurados, anunciados pela RTP a quatro dias da primeira semifinal do histórico certame de música, a partir do qual será eleito o representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que este ano estará sediado em Roterdão, Holanda.

São eles a cantora Anabela (representante de Portugal na edição de 1993 da Eurovisão), a cantora e compositora Capicua (autora de um dos temas a concurso no Festival da Canção 2018), o cantor e compositor Conan Osíris (representante luso na última edição da Eurovisão), o cantor e compositor Héber Marques (participante, enquanto compositor, das edições de 2015 e 2017 do Festival da Canção), a radialista Isilda Sanches, o cantor e compositor Miguel Ângelo (concorreu com os Delfins ai Festival da Canção 1985 e compôs um dos temas da edição de 2018) e o jornalista Rui Miguel Abreu.

A votação do júri em estúdio será, depois, associada ao júri de sete regiões. Juntos, têm 50% do peso do voto. Os restantes 50% estão entregues ao público, através do televoto. Em caso de empate nas semifinais, prevalece a opinião do júri. O mesmo não acontecerá na final, com o público a ter a palavra final.

A primeira eliminatória está marcada já para o próximo sábado, 22 de fevereiro, numa gala apresentada, a partir do Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, por Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira. Eis o alinhamento da noite:

 

1 – Copo de Gin – MEERA

2 – Gerbera Amarela do Sul – Filipe Sambado

3 – O Dia de Amanhã – Ian Mucznik

4 – Passe-Partout – Bárbara Tinoco

5 – Rebellion – Blasted Mechanism

6 – Medo de Sentir – Elisa

7 – Agora – JJaZZ

8 – Movimento – Throes + The Shine

 

No sábado seguinte, 29 de fevereiro, no mesmo local, José Carlos Malato Sónia Araújo conduzem a segunda semifinal. Eis a ordem de atuações:

 

1 – Cegueira – Dubio feat. +351

2 – Dói-me o País – Luiz Caracol e Gus Liberdade

3 – Cubismo Enviesado – Judas

4 – Diz Só – Kady

5 – Não Voltes Mais – Elisa Rodrigues

6 – Quero-te Abraçar – Cláudio Frank

7 – Mais Real Que O Amor – Tomás Luzia

8 – Abensonhado – Jimmy P

 

Em cada eliminatória serão apurados quatro finalistas. A derradeira etapa da 54.ª edição do Festival da Canção está marcada para 7 de março, o dia do 63.º aniversário da RTP, e terá como anfitriões Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Elvas é a cidade escolhida para acolher o evento.

O vencedor do certame vai suceder a Conan Osíris na História de Portugal na Eurovisão. No ano passado, o compositor e intérprete da canção Telemóveis não conseguiu o apuramento para a final do concurso internacional.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e RTP

PUB
Top