Filho de Mariana Patrocínio submetido a três cirurgias devido a «doença auto-imune»

O filho mais velho de Mariana Patrocínio, Mateus, sofre de «uma doença auto-imune que ataca as articulações».

24 Jan 2020 | 10:50
-A +A

Mariana Patrocínio usou as redes sociais para fazer uma desabafo acerca de um problema de saúde do filho mais velho, Mateus, de sete anos. O sobrinho de Carolina Patrocínio sofre de «uma doença auto-imune, crónica, que ataca as articulações», nomeadamente o joelho.

Quem o revela é Mariana que confessou ainda aos seguidores que «os útimos meses não têm sido fáceis», mas que «Mateus é muito forte, otimista e nunca se queixou».

«O meu filho Mateus foi diagnosticado com Artrite Idiopática Juvenil (AIJ). A AIJ é uma doença auto-imune, crónica, que ataca as articulações, o joelho no caso dele. Uma equipa de reumatologistas, pediatras, fisiatras e ortopedistas, têm feito tudo para controlar o problema. Ele faz vida normal, mas tem algumas limitações no exercício físico», começa por revelar.

«Semanalmente faz uma injeção de Metotrexato e análises ao sangue bimensais. Os últimos meses não têm sido fáceis para nós, mas o Mateus é muito forte, otimista e nunca se queixou. Esta foi a terceira cirurgia ao joelho, esteve sempre bem disposto: fala e cativa com toda a gente com quem se cruza», termina.

 

O que é a Artrite Idiopática Juvenil?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, «a Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) é uma designação que engloba um grupo de doenças que têm em comum o facto de se acompanharam de inflamação/ inchaço das articulações (artrite), de terem causa desconhecida (idiopática) e de surgirem na infância ou adolescência (juvenil)».

Esta doença pode afetar várias partes do corpo, não se tratando só de «uma doença mas sim várias doenças, com sintomas, necessidades de acompanhamento, tratamento e prognósticos distintos», como explica o site oficial.

 

«As doenças reumáticas não são ‘coisas’ de idosos»

Conheça Joana, uma menina com Artrite Idiopática Juvenil cuja vida dos pais mudou, literalmente, da noite para o dia. Uma história inspiradora contada ao site Crescer.

Texto: Marisa Simões; Fotos: Impala e Reprodução Instagram

 

Leia ainda:
E vão 7! Clã Patrocínio volta a aumentar com a CHEGADA DE MARIANA!
Mariana Patrocínio sai em defesa da irmã Carolina

 

PUB
Top