Filme com Lúcia Moniz chumbado. Academia Portuguesa de Cinema abre “votação relâmpago”

Filme “Listen”, de Ana Rocha de Sousa, foi rejeitado pelo comité internacional, por ter muito recurso à língua inglesa. Academia Portuguesa de Cinema tem de escolher outro filme em pouco tempo.

18 Dez 2020 | 16:40
-A +A

“Listen”, o filme com a atriz Lúcia Moniz que iria representar Portugal nos Óscares, chumbou nos critérios de seleção da Academia de Cinema de Hollywood. Segundo o comité, o filme de Ana Rocha de Sousa não cumpria alguns requisitos elementares e foi considerada uma candidatura não elegível.

“O fator de exclusão prende-se com um dos critérios de elegibilidade que obriga a que pelo menos 50% do filme candidato seja falado em língua não-inglesa”, afirma a Academia Portuguesa de Cinema. A APC viu-se obrigada a abrir um novo processo de seleção esta sexta-feira, dia 18 de dezembro.

“Após análise do filme ‘Listen’ de Ana Rocha de Sousa, o ‘International Feature Film Executive Comittee’ considerou a candidatura não elegível e solicita o envio de um novo candidato com a máxima urgência possível”, pode ler-se num comunicado enviado pela Associação.

“Esperemos que não haja entraves, só um comité específico fará a análise dos filmes. Mas não poderíamos coartar o filme a ser candidato. O filme tem língua inglesa, tem língua portuguesa, tem língua gestual, o contexto da linguagem está adequado, é uma história facilmente identificável que é sobre uma comunidade portuguesa”, afirmou Paulo Trancoso em declarações à agência Lusa, em novembro, na altura em que o filme foi selecionado.

“Listen” foi o filme que reuniu mais votos entre os membros da APC, mas estiveram mais três em votação: “Mosquito”, de João Nuno Pinto, “Patrick”, de Gonçalo Waddington, e “Vitalina Varela”, de Pedro Costa.

Cabe agora à ACP encontrar um substituto de última hora para o filme “Listen”. A longa metragem selecionada irá representar o nosso país nos Óscares 2021.

Texto: Inês Borges; Fotos: DR

Veja também:
Filme de Ana Rocha de Sousa, protagonizado por Lúcia Moniz, recebe prémio internacional
Lúcia Moniz sobre “Listen”, candidato aos Óscares 2021: “Acredito muito neste filme”

PUB
Top