Filomena no adeus ao 5: «Fez de mim a mais feliz e a mais infeliz do Mundo»

Filomena Cautela despediu-se esta quinta-feira do 5 Para a Meia-Noite. Houve gargalhadas, lágrimas e dedicatórias muito especiais. Marta Temido foi a convidada da última emissão da temporada.

26 Jun 2020 | 10:19
-A +A

Filomena Cautela apresentou pela última vez o 5 Para a Meia-Noite, na RTP, na noite desta quinta-feira, dia 25 de junho. Na despedida, o late night talk show terminou com um discurso marcante da apresentadora, que durante toda a emissão tinha garantido que não ia chorar.

No discurso final, Filomena Cautela começou por agradecer a Inês Lopes Gonçalves, com quem dividiu a condução do formato nos últimos anos. «Queria só dizer, obrigada Inês! Só nós é que sabemos o que é que aconteceu aqui. São os meus últimos minutos atrás desta secretária e eu disse que não ia chorar e não vou. O 5 Para a Meia-Noite é o lugar de maior liberdade que existe na televisão, é o programa – e digo isto sem problemas que já ando aqui há uns aninhos, e é horrível de se dizer e presunçoso, mas cá vai – é o programa mais difícil de fazer da televisão portuguesa e não tenho dúvida do que estou a dizer.».

Filomena Cautela fez vários agradecimentos à equipa que produz o talk show da estação pública de televisão e destacou duas pessoas. Susana Romana, uma das guionistas do formato e Gonçalo Madaíl. O atual subdiretor da RTP1 foi quem, em 2005, apostou em Filomena Cautela para ser vj da MTV Portugal. Gonçalo, à época responsável do canal de música, apostou em Mena após esta ter feito o casting em Aveiro. Recorde-se que, na altura, Mena tinha feito apenas Morangos com Açúcar e não tinha experiência em apresentação.

«Queria aproveitar este último minuto para agradecer muito a uma equipa da RTP, a uma pessoa chamada Gonçalo Madaíl, que foi a única que há muitos, muitos anos, quando ninguém queria saber de mim para absolutamente nada, foi a única pessoa que contra toda a gente à sua volta disse: ‘não, eu quero a miúda’.», recordou a apresentadora.

Depois, Filomena Cautela fez questão de explicar a principal razão da saída do talk show: «Eu saio do 5 Para a Meia-Noite porque, se eu continuasse aqui, eu iria tornar este programa uma coisa que ele não é. Eu acho que tenho de respeitar o legado de 11 anos que se viveu aqui e tenho de ir fazer outra coisa, porque isto não é o programa da Mena é o 5 para a Meia-Noite.», explicou.

Na reta final de quase 4 anos à frente do programa das noites de quinta-feira da RTP1, Filomena Cautela sublinhou que nem tudo foi fácil. «A todos os que vêm ao 5 Para a Meia-noite, e que estão a acompanhar durante 11 anos, muito obrigada! Foi um privilégio. Este programa fez de mim a pessoa mais feliz do Mundo e a pessoa mais infeliz do Mundo. Não vou esquecer nunca o que passei aqui atrás, quem assistiu é que sabe o que se vive aqui. Não vou chorar! Foi o meu último 5 para a Meia-noite! Obrigada a todos!” termina Filomena Cautela, com a voz carregada de emoção.

A pressão no ar a Filomena Cautela

Antes do discurso final, Inês Lopes Gonçalves e Beatriz Gosta submeteram Filomena Cautela à Pressão no Ar, a rubrica mais conhecida do 5 Para a Meia-Noite. A apresentadora acabou a confessar que, logo no início do talk show, pensou em desistir.  «Qual foi o momento em que decidiste ‘estou farta desta mer** e quero sair do 5?», questionou Beatriz Gosta.

«A primeira vez que senti isso foi quando fizemos a primeira série, há muitos, muitos anos. Eu senti isso muitas vezes, porque o 5 para a Meia-Noite foi o lugar onde fui a mulher mais feliz do Mundo e a mulher mais infeliz do Mundo. Tive muitas vezes que me quis ir embora e tive muitas vezes também em que disse ‘não posso porque não há nada como este programa na televisão.’ Foi, por isso, que me mantive aqui no programa tanto tempo», respondeu Filomena.

Questionada se a saída do 5 era manobra de marketing, a estrela da RTP esclareceu: «Não posso dizer que não volto. Sei que vou ter saudades desta adrenalina. Não é manobra de marketing, vou mesmo embora», afiançou.

Filomena Cautela abandona o 5 Para a Meia-Noite mas continua na antena da RTP. A apresentadora é a anfitriã de Quem Quer ser Milionário – Alta Pressão, exibido aos sábados na RTP1.  O 5 para a Meia-Noite regressa ainda este ano ao canal público, mas com outro apresentador, cujo nome deverá ser revelado no final do Verão.

 

Texto: Ricardina Batista; Fotos: RTP

 

Veja mais:
5 Para a Meia-Noite: Ministra da Saúde no adeus de Filomena Cautela
Filomena Cautela diz hoje adeus ao 5 Para a Meia-Noite! Recorde aqui os melhores momentos

PUB
Top