Filomena Cautela declara-se a Inês Lopes Gonçalves: «É uma mulher extraordinária»

Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves formam a dupla imbatível das noites de quinta-feira da RTP1. Filomena elogia a companheira de apresentação e Inês refere que segredo do sucesso é renovação.

19 Jan 2020 | 16:50
-A +A

Há uma semana, Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves abriram as portas da sua sala renovada. No 11º ano de vida, o 5 Para a Meia-Noite mudou-se para uma casa maior e, em jeito de celebração, recebeu a mais popular estrela da tv portuguesa, Cristina Ferreira.

Em jeito de brincadeira, e questionada se forma com Inês uma dupla imbatível, a apresentadora anui: «Mas completamente! Venham eles!», atira Filomena Cautela. A verdade é foram as duas, desde outubro de 2016, que pegaram num formato quase dado como morto e o transformaram num fenómeno de audiências… na televisão e na net.

«Este programa, como ele está neste momento, sou eu e a Inês. É uma mulher extraordinária, com uma cultura notável, com um sentido de humor notável. As coisas que ela diz fazem-me rir como ninguém e, para mim, é um privilégio partilhar isto com ela», elogia Filomena Cautela.

O 5 Para a Meia-Noite é uma exceção honrosa num segmento de programas de televisão dominado por homens, como salienta Filomena.  «Não há talk shows de humor apresentados por uma mulher, quanto mais por duas. Quando nos juntámos não nos conhecíamos e eu não faria isto com mais ninguém. O 5 vem muito da cabeça desta senhora, da minha também. Um dia, retirar-me-ei e está tão bem entregue!», salienta.

De elogio em elogio, em conversa com a imprensa após o fim do primeiro programa, Inês Lopes Gonçalves destaca as qualidades ímpares de Filomena. «Se há coisa de que esta senhora percebe aos baldes é de televisão. Nunca conheci nenhum apresentador com uma noção tão grande do que se está a fazer. Ver esta senhora trabalhar todas as semanas é uma espécie de tutorial sobre como fazer televisão», diz a coapresentadora do talk show da RTP1.

 

Recorde de audiências no regresso à antena

 

O regresso do talk show apresentado por Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves bateu um novo recorde, superando o registado no último programa da 15ª temporada, em julho de 2019, cujo convidado principal foi Manuel Luís Goucha. O arranque da 16ª temporada do 5 Para a Meia-Noite foi visto por 464 mil telespectadores e registou 14,8% de share. Em junho passado, a emissão onde esteve Manuel Luís Goucha tinha sido vista por 387 mil telespectadores e 12,3% de share.

Algo que, em 2016, muito pouca gente acreditava ser possível. «A única missão que sentimos é que tínhamos uma responsabilidade acrescida. O facto de o programa ter continuado, ter fechado um ciclo de 10 anos e continuar com a qualidade, a irreverência e o rasgo é muito lisonjeador e só mostra que o trabalho de todas as pessoas envolvidas está a compensar», assinala Filomena Cautela.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: RTP e Marco Fonseca

 

Veja mais:
Cristina volta a bater Goucha…desta vez no 5 Para a Meia-Noite
Inês Lopes Gonçalves: «Já está na hora de o presidente Marcelo ir tirar selfies ao ‘5’»

PUB
Top