Filomena Cautela diz hoje adeus ao 5 Para a Meia-Noite! Recorde aqui os melhores momentos

Onze anos depois, a primeira cara do 5 despede-se do talk show, deixando para trás um legado irrepreensível que deu as melhores audiências ao formato. A fasquia está alta para o seu sucessor…

25 Jun 2020 | 9:50
-A +A

«Faltam exatamente cinco programas para acabar esta temporada do 5 e não podendo haver maior simbolismo nesta capicua, cá vai disto: Estes vão ser os meus últimos cinco programas à frente do 5 Para a Meia-Noite.» Foi desta forma que Filomena Cautela anunciou a sua saída do carismático talk show da estação pública, no ar desde 22 de junho de 2009 (na altura exibido na RTP2) e com a apresentadora desde o início do projeto.

 

 

«Eu lembro-me de estar muito nervosa e ninguém percebia nada daquilo que eu dizia, porque eu falava muito rápido… aliás, ainda falo», afirmou a apresentadora, de 35 anos, ao canal público quando o espaço celebrou dez anos.

Em 2011, no ano em que recebeu o prémio de Melhor Talk Show na segunda Gala dos Troféus TV 7 Dias, Filomena abandonou o programa para se dedicar a outros projetos. Contudo, regressou em  setembro de 2016 a solo e num formato semanal, já com o espaço a ser exibido na RTP1. Disposta a habituar os telespectadores a momentos únicos, foi consigo à frente do 5 que o programa, por exemplo, conseguiu mostrar uma face desconheci da de grandes nomes da política nacional (Rui Rio a tocar bateria ou António Costa a dançar um slow) e bateu vários recordes de audiência, entre eles os 390 mil espectadores atingidos no programa que assinalou os dez anos e os 464 mil – a maior audiência de sempre – alcançados a 9 de janeiro deste ano com a presença de Cristina Ferreira.

‘Mena’ despede-se do programa esta quinta-feira, dia 25 – numa altura em que «o 5 está a respirar ares de início», defendeu – para abraçar um novo projeto na RTP1, o concurso Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão, que se estreou no passado sábado, 20 de junho. Para já, recorde cinco momentos marcantes da apresentadora no 5.

 

Por fim, tréguas!

 

Em 2009, uma piada dita no programa acabou no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. A apresentadora questionou quem ganharia o título de Melhor Apresentadora do Ano, sendo que as hipóteses de resposta eram: a própria Filomena Cautela, Cláudia Vieira, Carolina Patrocínio e… Manuel Luís Goucha. O rosto da TVI manifestou o seu desagrado e avançou com um processo. Em 2019, Goucha aceitou o convite de Filomena para se sentar no seu sofá e os dois deram um beijo, encerrando uma guerra de dez anos.

 

 

Portugal Second

 

Em 2017, o programa esteve nas ‘bocas do Mundo’ devido ao sketch Portugal Second, que se tornou viral e foi visualizado por milhões em todo o mundo. Numa resposta ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vários argumentos e justificações foram ilustrados num vídeo satírico, como forma de provar que Portugal merecia ocupar o ‘segundo lugar’, depois da América, claro.

 

 

O slow do senhor ministro

 

Em julho de 2018, a apresentadora do 5 teve como convidado o primeiro-ministro, António Costa, e o programa teve de tudo: desde a confissão do político de já ter fumado estupefacientes a um divertido telefonema ao ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, terminando com Costa a dançar um slow com a anfitriã. Inesquecível!

 

 

Uma convidada há muito desejada

 

No início deste ano, o talk show regressou para a sua 16.a temporada e logo com uma convidada de peso: Cristina Ferreira, uma presença há muito desejada por Filomena Cautela. Depois de uma conversa marcada pela descontração, o programa fica na história como o mais visto de sempre: atingiu perto de meio milhão de telespectadores.

 

 

Emissão caseira

 

A 19 de março deste ano, com a pandemia da COVID-19 a impor as suas regras, o 5 foi para o ar como nunca tinha ido desde o seu nascimento. Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves fizeram a emissão a partir de suas casas. As anfitriãs do late night show conversaram por videochamada com Vasco Palmeirim e Ana Markl, e apresentaram, depois, uma compilação dos melhores momentos.

 

 

Texto: Pedro Vilela (pedro.vilela@impala.pt); Fotografias: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

 

(artigo originalmente publicado na edição nº 1736 da TV 7 Dias)

 

VEJA TAMBÉM:
Filomena Cautela e Jessica Athayde trocam ‘bocas’: «És má pessoa»
«Tá Desconfinada»! Filomena Cautela faz paródia com tema de Ana Malhoa
Filomena Cautela arrasa Joana Latino: «Zero respeito pelos artistas»

PUB
Top