Florbela Queiroz devastada no último adeus ao filho (Fotos)

O filho de Florbela Queiroz morreu aos 44 anos, vítima de ataque cardíaco. No velório, foram várias as figuras públicas que estiveram presentes.

28 Mai 2022 | 11:10
-A +A

Florbela Queiroz chegou à Igreja da Ressurreição, em Cascais, de braço dado ao irmão, Carlos Queiroz. A atriz preparava-se para enfrentar a maior dor que uma mãe pode sofrer: a morte do filho, Manuel João Matias, vítima de ataque cardíaco aos 44 anos. Visivelmente consternada, a artista manteve-se no local durante toda a quinta-feira, 12 de maio, e foi apoiada por vários colegas do editor de imagem.

Foi o caso do Diretor-Geral de Entretenimento da Impresa, Daniel Oliveira, com quem Manuel João Matias trabalhava há vários anos nos magazines da SIC. “E porque sou uma mulher muito grata a quem tratou o Manel com muito amor, sem desprimor para ninguém, tenho de agradecer à SIC na pessoa de um amigo verdadeiro do Manel: Daniel Oliveira! De uma mãe desfeita para um pai maravilhoso, muito obrigada!”, agradeceu, emocionada, Florbela Queiroz. O timoneiro da estação de Paço de Arcos, que se mostrou abalado no último adeus ao amigo, respondeu: “Obrigado, querida Florbela. O Manel era um ser especial. Muita força! Um abraço apertado.”

Pela Igreja da Ressurreição, passaram também nomes como Andreia Rodrigues, Carolina Patrocínio, Cláudia Borges, Iva Lamarão, Sofia Cerveira e Tânia Ribas de Oliveira. Houve ainda outra presença assinalável: o cão de Manuel João Matias, Mero. Uma das imagens que marcam este último adeus é mesmo do labrador, quando se coloca ao lado do caixão enquanto este entra no carro funerário, já na sexta-feira, dia 13. Entre os que seguravam a urna estava Joel Lopes, operador de câmara da SIC, que logo depois abraçou a viúva, completamente devastada.

De lá, o corpo do editor de imagem da SIC seguiu para o Crematório de Barcarena. Um dia depois, Florbela Queiroz voltava a subir aos palcos com a peça de teatro “Olha Que Duas!”, ao lado de Natalina José, que também esteve no funeral para amparar a amiga. A veterana iria promover o espetáculo em dois canais de televisão, mas entretanto cancelou a sua presença: “Sou e sempre fui uma mulher de palavra. Tinha contactos com a TVI e a SIC para a promoção da peça que estamos a fazer neste momento, [mas] pedi escusa! Irei mais tarde! Mas os espetáculos continuam!” As últimas palavras são para o filho: “Hoje, o meu menino vai estar e surfar no céu! Até breve, meu amor! Estarei contigo em breve, se Deus quiser. Amo-te daqui até ao céu. Mamã.”

Veja todas as fotos na nossa galeria de imagens.

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Zito Colaço
PUB