Florbela Queiroz esteve na manhã desta segunda-feira, 20 de setembro, no programa “Casa Feliz”, da SIC. Durante uma conversa com João Baião e Diana Chaves, a atriz, de 78 anos, falou sobre o regresso aos palcos, após estar afastada do mundo da representação desde 2013.
Florbela Queiroz estará em cena na Madeira com a revista portuguesa “Virados do Avesso”, para a qual já está a ensaiar. Posto isto, a artista, que celebra 63 anos de carreira, falou sobre a importância que tem para si trabalhar e manter-se ativa.
“Se eu não estiver nas tábuas ou nas luzes, prefiro partir”, disse. “Não sei não estar. É a única coisa que me faz sair da cama. Senão não saio da cama, não tenho razão. Estou sozinha, não tenho família, não tenho ninguém. Só me apetece é trabalhar. Eu decoro, tenho agilidade, cumpro com os horários, faço tudo. Faço tudo como os que têm metade da minha idade”, adiantou.
“Não percebo como é que se diz a um ator: ‘vai-te reformar’. Um ator não se reforma, um ator morre num palco”, acrescentou ainda.
“Uma pessoa que é disto não pode deixar de ser. A televisão não me chama porque não precisa de mim. Não tenho nada contra as televisões (…) Eu quero mesmo é trabalhar. Percebo que se não há trabalho e não me chamam é porque não estou a fazer falta. Dizem: ‘ela queixa-se da TVI, da SIC’. Não, não me queixo de ninguém”, rematou.
Veja as imagens na nossa galeria de fotos.
O que disse Florbela Queiroz nas redes sociais
Florbela Queiroz fez um apelo aos diretores das estações de televisão portuguesas, como Cristina Ferreira, da TVI, e Daniel Oliveira, da SIC, Nas redes sociais, a atriz pediu um papel numa série ou numa novela e afirmou “estar farta de estar sem fazer nada”.
“Ó senhores das televisões, com tantas novelas e séries, não têm um raio de um papel para mim? (…) Bolas!”, atirou a consagrada artista, numa publicação feitem fevereiro.
Contactada pela NOVA GENTE, Florbela Queiroz, que está afastada da ficção há vários anos, explicou o que a levou a tomar esta atitude. “Eu só gosto de pôr estes posts para, de vez em quando, as pessoas se lembrarem. Realmente, as novelas são boas, estão a melhorar dia para dia, de ano para ano, de novela para novela, mas são sempre os mesmos atores. Passamos para um canal, vê-se uma novela e estão lá aqueles atores. Passa-se para outro canal e estão os mesmos”, começou por dizer, em jeito de desabafo.
A atriz falou ainda da reforma que ganha e da forma como se organiza sem trabalhar. Leia mais aqui.