COMO O TEMPO VOA! Geração «Morangos com Açúcar» já tem 15 anos

Há precisamente quinze anos estreava-se Morangos com Açúcar. A série juvenil da TVI fez história e foi o primeiro palco de algumas das maiores estrela da TV portuguesa.

30 Ago 2018 | 17:28
-A +A

A 30 de agosto de 2003, estreou-se o primeiro episódio da série que viria a revolucionar o panorama televisivo nacional. Morangos com Açúcar foi um verdadeiro fenómeno e um caso de sucesso, sendo apontado como um ‘palco de talentos’.

A novela da autoria da Casa da Criação teve nove temporadas, mais de 2000 episódios e centenas de atores e figurantes, que passaram a ser caras bem conhecidas do pequeno ecrã. Terminou em 2012 e ainda hoje muitos fãs aguardam o seu regresso.

O conceito era simples e apelativo: uma série que retratava as aventuras, dramas, amores e desamores do dia-a-dia dos jovens no ensino secundário. Joana (Benedita Pereira) e Pipo (João Catarré) foram a primeira dupla romântica desta novela. A partir de então, os finais de tarde nunca mais foram iguais.

Da ‘escola dos morangos’ saíram muitos talentos da representação em Portugal, tantos que é impossível contabilizar. Rita Pereira, Diana Chaves, Sofia Ribeiro, Pedro Teixeira, Cláudia Vieira, Diogo Amaral, Isaac Alfaiate, Lourenço Ortigão, Sara Matos, Pedro Barroso…são apenas alguns deles.

 

Amores e Desamores

As paixões faziam parte dos guiões de todas as temporadas de Morangos com Açúcar…e muitas delas passaram da ficção para a realidade! Foi o caso de Pedro Teixeira e Cláudia Vieira, que estiveram juntos quase uma década e tiveram uma filha, Rita Pereira e Angélico Vieira ou Sara Matos e Lourenço Ortigão. 

O namoro ‘com mais açúcar’ continua a ser o de Ana Guiomar e Diogo Valsassina. Começou nos bastidores da série, onde curiosamente também formavam um par romântico, e continuou cá fora….e dura há já 12 anos!

A maldição dos ‘Morangos’

As mortes de vários jovens atores assolaram esta série, como foi o caso de Francisco Adam, o eterno Dinoman, e Angélico Vieira, da banda formada nos Morangos DZR´T. Ambos os atores morreram em acidentes rodoviários e, na altura, chocaram o país.

Um dos episódios mais emocionantes que ficou para a memória da série foi mesmo a despedida a Francisco Adam.

Relembre aqui esse episódio:

 

 

Percorra a galeria e recorde os seus ‘moranguitos’ favoritos!

 

Fotos: Arquivo Impala

PUB
Top