Gonçalo Quinaz recebeu uma das piores notícias da sua vida. O tribunal de Palma de Maiorca confirmou a adoção de Nairon, de sete anos, pelo marido de Nereida Gallardo, conhecida em Portugal por ter namorado com Cristiano Ronaldo.
Gonçalo Quinaz é o pai biológico da criança, mas desde que nasceu que não tem contacto com ele, tendo sido criada por Carlos Vargas, que se casou com Nereida ainda ele era bebé. Gonçalo Quinaz esteve presente no nascimento do bebé, mas perdeu o contacto com o filho logo a seguir. Segundo o ex futebolista, Nereida Gallardo registou o menino apenas em nome dela e não lhe deu o nome paterno. Recorde-se que Gonçalo Quinaz é ainda pai de Martim, de 15 anos, e de António Salvador, que nasceu a 18 de fevereiro de 2019, fruto da relação com Pamela Augusto.
Nairon foi criado por Carlos Vargas, empresário espanhol, que ao fim de sete anos, se torna agora legalmente o tutor da criança. Nairon passará, por isso, a usar o apelido Vargas e não o de Quinaz. O ex-jogador e futebol tem lutado na justiça para ver o seu filho reconhecido como tal, tendo feito testes de paternidade para assim o provar. Testes esses que, segundo ele, deram positivo. Contudo nem isso lhe valeu.
Gonçalo Quinaz fala em «fraude»
Contacto pela Maria, Gonçalo mostra-se surpreso com a decisão do tribunal de Palma de Maiorca. «Quando na vida se faz e se utiliza determinadas fraudes, até que a verdade venha ao de cima, ganham. Nunca vi adoptarem uma criança com o pai vivo, eu não fui informado de nada. O meu advogado não me consegue explicar isso. Como é que uma criança é adotada sem o pai biológico saber?», questiona, explicando que tem lutado pelo filho desde que ele nasceu, há sete anos.
Gonçalo garante que não sabe porque Nereida Gallardo não o deixa ver o filho e acredita que é pura maldade. «Eu nunca soube o porquê de ela não me deixar ver o meu filho. Penso que ela nunca soube lidar com a rejeição e acabou por ir por certos caminhos. Mas independentemente da relações terminarem, os filhos não tem culpa. Nunca tinha ouvido tal coisa. Eu tenho provas de ADN mostram que eu sou o pai dele. Esta adoção foi toda feita nas minhas costas», desabafa.
Quinaz acredita que Nairon não sabe que tem um pai biológico. «Dói a qualquer ser humano. Nenhum ser humano merece não estar com um filho. Aquele homem é que é o pai dele, para ele. Dizem que pai é cria, mas não. Neste caso, pai sou eu que sou o pai biológico, que está impedido de estar com o filho. Acredito que ele não saiba que eu existo e que viva numa mentira. Eles dizem que eu ando na luta há cinco anos, mas eu tenho tudo em meu poder em que como luto por ele desde que ele nasceu», sublinha, para depois acrescentar: «Se não tivesse interesse, não andava há sete anos a lutar. Eu quero ter os meus direitos e deveres. Se alguém tivesse que me rejeitar era o Nairon quando ele tivesse 15 ou 16 anos.»
Gonçalo afirma ainda que vai continuar a lutar pelo filho e que acredita que consiga reverter a situação.
Comunicado do marido de Nereida Gallardo
Em comunicado, Carlos Vargas explica tudo. «Em 2015, decidi adotar e dar os meus apelidos a Nairon», começa por dizer. O empresário garante que sofreu ameaças por parte de Gonçalo Quinaz. «Quando ele fez cinco anos, recebemos audios de whatsapp do advogado do sr. Gonçalo Quinaz a dizer que ele queria ter uma relação com Nairon e chegar a um acordo de custódia. Aos cinco anos dele… Demorou cinco anos a mover uma ação contra mim e contra a minha mulher para exigir os direitos sobre a criança», lê-se.
Carlos Vargas revela ainda que o ex-futebolista nunca tentou um contacto efetivo com o filho e denuncia ameaças. «Sabemos pelas redes sociais que, nos últimos anos, o sr. Gonçalo Quinaz veio várias vezes a Palma de Maiorca e nunca nos tentou contactar. Desde o dia em que saiu a sentença do tribunal que temos de ler, nas redes sociais, mensagens ameaçadoras e intimidatórias por sua parte e da família», lê-se ainda.
O empresário garante ainda que Gonçalo Quinaz terá arrendado uma casa em Palma de Maiorca na última semana e que lhe terá vandalizado o carro. «Arrendou uma casa perto da nossa e, na madrugada de dia 12, os meus dois carros apareceram com os pneus furados e a capota rasgada e todos riscados. Já foi tudo comunicado às autoridades e temos provas do que dizemos», acrescentou.
Gonçalo Quinaz não confirma tais acusações. «Eu gostava é que eles me mostrassem essas provas, que ele pudesse confirmar o que vai dizer. Tanto ele como a sua companheira vão levar uma denuncia por calunias falsas», termina.