Grande alvoroço em “Festa é Festa”: Tomé e Bino insultam-se e destroem manjedoura

Brevemente, em “Festa é Festa”, da TVI, a aldeia está ao rubro com o presépio vivo. Bino e Tomé começam a discutir e envolvem-se numa luta. No meio da confusão, acabam por partir a manjedoura.

18 Dez 2021 | 16:44
-A +A

O Natal está a chegar a “Festa é Festa”, novela em exibição na TVI. No largo da aldeia, Glória (Catarina Avelar), o padre Isidro (Carlos M. Cunha) e algumas beatas tratam da cabana onde vai ficar o presépio. Glória dá indicações, mas não faz nada. São (Sílvia Rizzo) reclama com os outros e pede-lhes para serem profissionais.

Peixoto (Vítor Emanuel) continua a exigir o pagamento da manjedoura o mais rápido possível. Eles julgam que o padre está a contar histórias do seminário e, em pânico, deixam cair a manjedoura. O padre pede às beatas para tratarem da manjedoura e todos respiram de alívio por ele se calar.

Entretanto, Tomé (Pedro Teixeira) é atraído pelo burburinho. “Mas, afinal, o que é que se passa aqui?”, questiona. Albino (Pedro Alves) mete-se com ele e afirma: “Olhem, chegou a nossa vaca!” O rival, furioso, responde: “Vaca era a tua mãe e casou-se, ó burro!” Bino diz-lhe que não admite que ele insulte a mãe dele. Glória manda-os parar. “Meus amigos, temos pouco tempo. Não vamos começar já com guerras. Há um presépio para ultimar!”, frisa Fernando (Manuel Marques).

 

Também em “Festa é Festa”: Rivais começam a “crescer” um para o outro

 

Enquanto isso, Peixoto continua preocupado com o pagamento da manjedoura e Tomé lembra os colegas: “Agora devia era meter-se o ensaio geral! Mas, claro, ninguém pensou nisso. Fazem tudo nas minhas costas, mas eu cheguei.” Bino volta a provocá-lo e afirma: “A vaca, portanto.”

Já com os nervos à flor da pele, Tomé sublinha: “Parece-me é que o presépio vivo vai ter um elemento todo enfaixado…” O rival pergunta se ele está a ameaçá-lo e os dois rivais começam a “crescer” um para o outro.

“Cidadãos e cidadãs, não posso mais com este desgoverno! Peço tréguas! Dia 26 podem esgadanhar-se todos. Mas hoje, véspera de Natal, vamos ser um só”, pede o padre, em desespero, acrescentando ainda: “Vamos ser uma família unida. E porque realmente este projeto que temos em mãos é exigente, concordo com o Tomé e vamos realizar um ensaio.”

 

E ainda: Tomé descontrola-se e avança para cima de Bino

 

Bino concorda e sublinha: “Sim, é melhor. Com a figura deste aqui, é melhor até fazer não um, mas vários ensaios. Não vá a vaca tecê-las.” Tomé riposta e afiança: “É que vais passar o Natal todo enfaixado! Vou dar-te cabo desse canastro!” O rival imita uma vaca e diz-lhe: “Muuuu, muuuu!” O marido de Aida (Ana Guiomar) descontrola-se e avança para cima dele.

Envolvem-se numa luta e Fernando tenta travá-los, mas é atirado para cima da manjedoura, fazendo com que a partam ao meio. Entreolham-se em choque ao ver o estrago que fizeram. “Viram no que deu a vossa guerra? E agora?”, pergunta-lhes o padre. “Só se arranjarmos dois meninos Jesus…”, responde uma das beatas.

Veja todas as imagens desta cena de “Festa é Festa” na nossa galeria.

 

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI

 

(artigo originalmente publicado na edição nº 1813 da TV 7 Dias)

PUB