Portugal VAI VOLTAR A SOFRER UM SISMO?

A SIC transmite esta quinta-feira, 28 de fevereiro, a reportagem Tremendo Portugal, sobre os riscos que um provável terramoto em solo português.

27 Fev 2019 | 9:40
sismo grande reportagem
-A +A

1755 e 1969 são datas que marcaram a história sismológica de Portugal. Se o primeiro terramoto teve as consequências terríveis que todos sabemos (a cidade de Lisboa ficou praticamente em cinzas), o segundo, de magnitude 7.3 na escala de Richter, provocou 13 mortos e danos avultados em Lisboa e no barlavento algarvio.

Esta quinta-feira, 28 de fevereiro, na Grande Reportagem Tremendo Portugal, a SIC mostra quais os reais perigos de Portugal voltar a abanar.  «A ciência diz-nos que, mais cedo ou mais tarde, Portugal voltará a sofrer as consequências de um sismo de grande magnitude e poder destrutivo. Só não nos diz quando. Neste quadro de incerteza, está o país preparado para responder a uma catástrofe idêntica à de 1755?», é uma das questões que a reportagem pretende responder.

«A Autoridade Nacional de Protecção Civil diz que nenhum país está preparado para um sismo que colapse infraestruturas essenciais e provoque um número considerável de vítimas, mas garante que existem planos de emergência, devidamente testados, que poderão envolver mais de 150 instituições públicas e privadas de diferentes áreas de intervenção. Ao mesmo tempo, insiste na necessidade de todos aprendermos em casa, na escola e nos locais de trabalho, a lidar com os terramotos», lê-se no comunicado de apresentação de Tremendo Portugal, dos jornalistas da SIC Carlos Rico e Carlos Morais.

Tremendo Portugal é transmitida esta quinta-feira, 28 de fevereiro, no Jornal da Noite (SIC).

 

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais | Foto: Angelo Giordano / Pixabay

PUB
Top