Greve de Fome de Ljubomir Stanisic pelo Movimento A Pão e Água chega ao estrangeiro

Ljubomir Stanisic juntamente com outros empresários estão há seis dias em greve de fome pelo Movimento A Pão e Água, em frente à Assembleia da República, e o movimento já chegou ao estrangeiro.

02 Dez 2020 | 13:50
-A +A

Ljubomir Stanisic não se cala. Nem ele nem todos os empresários da restauração que lideram a greve de fome do Movimento A Pão e Água junto à Assembleia da República, em Lisboa. A greve de fome já dura há seis dias, desde 30 de novembro, e promete não abrandar até aos nove empresários serem ouvidos.

O conhecido chef jugoslavo juntou-se a vários colegas e trabalhadores da restauração, bares, discotecas, Cultura, eventos, alojamento e táxis, numa luta contra as medidas de apoio que o Governo tem dado a estes setores.

Acompanhados por uma equipa médica, os empresários estão apenas a água e chá e não aceitam que naquelas tendas montadas em frente à Assembleia da República entrem “politiquices”. Entre desmaios, cansaço e fraqueza, nenhum deles perde a voz. Voz que já chegou além fronteiras.

O movimento A Pão e Água já chegou aos EUA, França, Brasil e Espanha. Os empresário Ljubomir Stanisic e José Gouveia, duas das vozes mais ativas, têm partilhado imagens e vídeos no Instagram. Entre as quais, estão publicações do Courrier, França, Metro, nos EUA, e a TVE, Espanha. “Em Espanha já falam de nós. Juntos, somos mais fortes”, escreveu para legendar a filmagem.

Também Óscar Magrini fez questão de mostrar o seu apoio à ação que pede ajuda ao Governo português para os sectores da restauração, hotelaria, cultura e animação noturna, que, em tempos de pandemia, enfrentam uma grave crise. “Para todos (…) aqueles que necessitam (…), por amor de Deus, (…) os senhores doutores não tomam uma única providência?”, questiona o ator brasileiro, indignado com a necessidade de ser necessário “fazer uma greve de fome para abrir os olhos dos senhores doutores na Assembleia”.

 

Famosos apoiam Movimento Pão e Água

Os D.A.M.A., Tânia Ribas de Oliveira, Marina Mota, Eduardo Madeira, Rita Pereira, Dânia Neto, João Baião, José Figueiras, Mónica Sintra, Micaela ou Joaquim Nicolau são apenas alguns dos famosos que já partilharam vídeos nas redes sociais, de apoio a Ljubomir Stanisic e aos outros empresários que estão em greve de fome, em frente à Assembleia da República há cerca de 72 horas.

Veja o vídeo dos D.A.M.A no movimento A Pão e Água

No local, também esteve Joana Alvarenga. “Sou das poucas mulheres que o está a fazer. Faço-o, porque isto não é uma luta só de homens de poder. Vou dar a voz e mostrar que não há mulheres, nem homens, mas sim uma área que precisa de ajuda urgente”, afirmou.

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Instagram

Leia ainda:
Ljubomir Stanisic partilha vídeo de homem a chorar durante a greve de fome
Ljubomir Stanisic: Primeiras imagens do chef em greve de fome

PUB
Top