Harvey Weinstein culpado por crimes de violação e agressão sexual

O produtor de cinema de Hollywood Harvey Weinstein foi considerado culpado por dois crimes: acto sexual criminoso e violação. Magnata do cinema foi formalmente acusado por seis mulheres.

24 Fev 2020 | 16:58
-A +A

Culpado. O júri que acompanhou o julgamento de Harvey Weinstein considerou-o culpado de dois crimes dos quais era acusado: acto sexual criminoso e violação. O procedimento, de acordo com o sistema judicial norte-americano, indica que, após o veredicto do júri, o juiz responsável pelo caso elabore uma sentença.

Harvey Weinstein foi acusado de cinco crimes ocorridos entre 2006 e 2013, incluindo agressão sexual e violação em primeiro e terceiro graus. O produtor sempre alegou estar inocente. O produtor enfrenta agora uma pena de prisão que deverá ser superior a 25 anos mas evita prisão perpétua uma vez que foi absolvido da acusação mais grave, agressão sexual predatória.

O produtor foi considerado culpado de violação no caso de Jessica Mann e foi também ainda considerado culpado de ato sexual criminoso em primeiro grau no que concerne à queixa de Miriam Haley, ex-assistente de produção que o acusou de forçar a prática de sexo oral, em 2006, no seu apartamento em Manhattan.

Esta é uma vitória do movimento #MeToo, que inspirou as mulheres por todo o mundo a tornarem públicas casos de abusos sexuais e de poder levados a cabo maioritariamente por homens em cargos importantes.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Reuters

 

PUB