HOLANDA É A GRANDE VENCEDORA DA EUROVISÃO!

Duncan Laurence, com o tema Arcade, foi eleito o vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2019. A final do certame, em Telavive, Israel, ficou ainda marcada pela atuação de Madonna.

19 Mai 2019 | 0:02
-A +A

Está eleito o sucessor da israelita Netta na história do Festival Eurovisão da Canção. Duncan Laurence, que representou Holanda com o tema Arcade, venceu a 64.ª edição do certame de música naquela que foi a terceira vez que Israel acolheu o evento. Terminou a competição com 492 pontos.

Da primeira semifinal, lutavam pelo título de vencedor a grega Katerine Duska (com a canção Better Love), a banda da Bielorrússia ZENA (Like It), a sérvia Nevena Božović (Kruna), a cipriota Tamta (com a canção Replay), o cantor da Estónia Victor Crone (Storm), os checos Lake Malawi (Friend of a Friend), a australiana Kate Miller-Heidke (Zero Gravity), a banda da Islândia Hatari (Hatrið mun sigra), o artista de San Marino Serhat (Say Na Na Na) e o duo esloveno Zala Kralj & Gašper Šantl (Sebi).

Da segunda, Macedónia do Norte (Tamara Todevska, com o tema Proud) , Albânia (Jonida Maliqi, Ktheju tokës), Suécia (John Lundvik, Too Late for Love), Rússia (Sergey Lazarev, Scream), Azerbaijão (Chingiz, Truth), Dinamarca (Leonora, Love is Forever), Noruega (Keiino, Spirit in the Sky), Suiça (Luca Hänni, She Got Me) e Malta (Michela, Chameleon) estavam em competição.

Big Five, composto pelos maiores contribuidores financeiros da União Europeia de Radiodifusão – Espanha (Miki, La Venda), França (Bilal Hassani, Roi), Itália (Mahmood, Soldi), Reino Unido (Michael Rice, Bigger Than Us) e Alemanha (S!stersSister) – e o país anfitrião, Israel (Kobi Marimi, Home), também estavam em jogo.

 

(Re)Veja a atuação vencedora!

 

 

Os pontos de Portugal

 

Manda a tradição eurovisiva que o anterior país anfitrião, no caso Portugal, seja o primeiro a atribuir os votos. Assim foi, com a apresentadora e locutora de rádio Inês Lopes Gonçalves a ser a responsável por comunicar a decisão do júri luso. Assim, estes foram os países que mereceram pontuação da nossa nação:

Holanda – 12 pontos
República Checa – 10 pontos
Azerbeijão – 8 pontos
Austrália – 7 pontos
Itália – 6 pontos
Macedónia do Norte – 5 pontos
Noruega – 4 pontos
Eslovénia – 3 pontos
Suécia – 2 pontos
Suíça – 1 ponto

 

A cantora norte-americana Madonna foi a principal convidada da noite. Para subir ao palco da Expo Tel Aviv, a rainha da pop terá cobrado aproximadamente 1 milhão de euros.

 

Veja as imagens da festa na galeria!

 

Recorde-se que Conan Osíris, o representante de Portugal, falhou o acesso à final. O intérprete e compositor de Telemóveis atuou na primeira semifinal, na passada terça-feira, dia 14, mas não conseguiu o apuramento para a derradeira fase da Eurovisão. Foi, por isso, a pior prestação do nosso país após a vitória de Salvador Sobral, com o tema Amar Pelos Dois, em 2017.

A delegação portuguesa regressa, este domingo, dia 19, a território nacional.

 

VEJA TAMBÉM:
«Tu és burro». Conan Osíris revela PASSADO DRAMÁTICO com o pai toxicodependente
Conan Osíris assume «PROBLEMAS» com a organização da Eurovisão!
Carolina Deslandes ARRASA a cantar tema de Conan Osíris!

 

Texto: Dúlio Silva | Fotografias: Eurovision.tv

PUB
Top