Atenção: é preciso sangue nos hospitais! Campanha junta jornalistas da RTP, SIC e TVI

Os níveis de reserva de sangue nos hospitais encontram-se abaixo do recomendado. Na sequência disso, foi lançada uma campanha de apelo à dádiva de sangue.

02 Abr 2020 | 17:30
-A +A

Dê sangue, salve vidas! é o nome da campanha levada a cabo pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação para apelar aos portugueses à dádiva de sangue. A ação de sensibilização foi lançada a propósito do Dia Nacional do Dador de Sangue, celebrado a 27 de março, e agrega jornalistas dos três principais canais generalistas: Cristina Esteves, da RTP, Paula Castanho, da SIC, e Conceição Queiroz, da TVI.

 

 

«Neste apelo à dádiva de sangue, a informação essencial a reter é que diariamente os Hospitais Portugueses necessitam de 1000 unidades de sangue para fazer face às necessidades dos doentes. Pode causar estranheza um apelo tão positivo e sorridente, mas, face à apreensão instalada, parece-nos ainda mais importante sorrir e ajudar a sorrir», lê-se num comunicado enviado à TV 7 Dias.

 

A TV 7 Dias esteve nos bastidores da campanha! Veja as imagens na galeria.

 

Em «tempos difíceis e de exceção», o Instituto Português do Sangue e da Transplantação sublinha que a campanha institucional foi toda ela realizada antes da pandemia da Covid-19 que assola Portugal e o resto do mundo. O surto do novo coronavírus, de resto, é merecedor de uma menção neste apelo: «Despertamos para uma realidade em que as medidas de proteção pessoal da saúde são um contributo inestimável para o bem estar de todos, sublinhando-se o dever de cidadania para com os que estão mais vulneráveis. Um pequeno contributo de todos nós fará certamente com que ultrapassemos com sucesso esta difícil situação. De alguma forma, os Dadores de Sangue fazem-no sempre, porque o seu gesto é um ato essencial à vida.»

A TV 7 Dias soube, junto de uma fonte ligada ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que «estão a acabar as reservas de sangue nos hospitais e que os níveis dessas mesmas reservas encontram-se muito abaixo do recomendado». A pandemia da Covid-19 agravou esta situação.

 

VEJA TAMBÉM:
Equipa de Ana Leal dissolvida. TVI continua sem exibir investigação sobre SNS
Dos holofotes para atrás das câmaras. Divórcio leva ator a mudar de vida
Gisela Serrano acusa médica de negligência pela morte da mãe

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Helena Morais

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB
Top