“Houve alturas em que tinha zero”: Marta Gil passou dificuldades enquanto atriz

Marta Gil foi entrevistada por Cristina Ferreira no programa “Goucha”, da TVI. A ex-concorrente e atual comentadora do “Big Brother Famosos” fala das dificuldades de ser atriz em Portugal.

12 Mar 2022 | 8:15
-A +A

Marta Gil recordou o início do seu percurso em representação. A quarta classificada do “Big Brother Famosos” esteve nesta terça-feira, 8 de março, no programa “Goucha”, e fez várias confidências da sua vida pessoal. Em conversa com Cristina Ferreira, a ex-concorrente que assume o papel de comentadora da nova edição do reality show admitiu que sempre “quis viver muito à frente do tempo”. Desde cedo que demonstrou ser uma “mulher” com personalidade e foram muitas as peripécias que viveu no seio familiar.

“Sempre quis sair até muito tarde quando os meus pais me diziam para estar em casa às 02h00. Não cumpria. Sempre fui rebelde, dava muitas dores de cabeça aos meus pais, aliado ao facto de ser uma péssima aluna a matemática que era a maior desilusão do meu pai”, confidenciou. Por isso mesmo, dentro de casa, eram muitas as discussões. “Discutíamos muito porque eu queria muito andar sempre fora de casa até altas horas. (…) Era castigada, ficava meses sem sair de casa”, recordou, para depois contar que a mãe a encobria muitas das vezes.

Aos oito anos, venceu o programa “Chuva de Estrelas”, e dois anos depois entrou para o teatro no Politeama. “Era um hobby muito saudável porque o meu pai sempre gostou imenso de teatro. Para eles, eu ter uma atividade extra curricular fora da escola, era espetacular. Começa a não ser tão espetacular quando essa atividade começa a ocupar muito tempo”, explicou.

Mas o sonho, esse, nunca desvaneceu. Aliás, Marta chegou mesmo a desistir do curso de direito para seguir a representação, mesmo contra a vontade do pai.

 

Marta Gil recorda altura em que saiu de casa

 

Marta Gil saiu de casa aos 24 anos mas teve de pedir ajuda aos pais. “Nem sempre os pagamentos chegam quando nós achamos que chegam. Fazemos determinadas contas à vida que depois nos saem furadas”, contou, referindo que muitos dos atores trabalham a recebido verdes. “Lembro-me perfeitamente que tive de pedir à minha mãe para pagar a renda e é sempre duro. Quando pedia levava uma raspanete”, acrescentou. E continuou: “Muitas vezes a minha mãe emprestou-me dinheiro sem o meu pai saber, fica aqui dito”.

“Nunca fui uma atriz cheia de dinheiro, nunca fui essa pessoa, sempre fui uma pessoa com as coisas mais ou menos contadas, alturas com mais dinheiro, outras sem dinheiro nenhum. Sempre fui rodeada de atores que dão o litro todos os dias, nunca vivi rodeada de atores que tem contrato de exclusividade, sempre vivi rodeada de muitos atores com os pés muito bem assentes na terra”, revelou ainda.

E não deixou nada por dizer. Até mesmo em relação aos momentos mais frágeis da sua vida.”Houve alturas que eu tive muito pouco dinheiro, houve alturas em que eu tive zero, alturas em que tive de andar a dizer ‘hoje não posso ir ter convosco porque não tenho dinheiro’”, frisou.

“Não tinhas vergonha de dizer isso?”, questionou Cristina Ferreira: “Não, nunca tive”, respondeu.

A sua vida deu uma reviravolta após uma amiga a incentivar a irem estudar para Los Angeles durante três meses. “Vendi a parte da produtora que eu tinha, vendi o meu carro, larguei a minha casa…”, recordou. Porém, a pandemia obrigou-a a regressar a Portugal, dois anos depois. “Tive que voltar e foi aí que percebi que nós não controlamos nada … a pandemia mostrou-nos isso”, disse.

“Vou ter de começar do zero no meu próprio País, essa foi a parte dura”, salientou, em lágrimas.

“Sinto que as coisas estão a acontecer e a correr bem mas todos os dias tenho mil amigos assim, sempre a lutarem. Não consigo só olhar para o meu próprio umbigo. Portugal é um País pequeno, não há lugares para todos, isto é pequeno, toda a gente se conhece…”, referiu ainda.

Já sobre a sua participação no “Big Brother Famosos”, Marta admitiu que sempre soube que o progenitor não iria aparecer nas galas. A atriz ficou em 4º lugar e, em estúdio, apenas estiveram presentes alguns amigos. Os pais e o namorado, nunca foram. “Custou-me tanto que que não estivesse lá naquele dia. Ele e outra pessoa”, disse Cristina Ferreira.

“Eu sabia que ele não ira aparecer. Sabia que ele não ia vacilar”, respondeu Marta.

 

Texto: Márcia Alves; Fotos: Reprodução Instagram

PUB