Iñaki Urdangarin preso em prisão de mulheres

Iñaki Urdangarin já está preso. O marido da infanta Cristina começou hoje a cumprir a pena de cinco anos e dez meses na prisão de Brieva, na província de Ávila.

18 Jun 2018 | 13:06
-A +A

Iñaki Urdangarin, de 50 anos, entrou esta manhã, pelas 8h13 (7h13 em Lisboa), na prisão de Brieva, na província de Ávila, a cerca de 110 km de Madrid. O marido da infanta Cristina de Borbón irá cumprir uma pena de cinco anos e dez meses de cadeia, devido a vários crimes de corrupção, relacionados com o caso Nóos.

Foi o cunhado do rei de Espanha que escolheu o estabelecimento prisional para onde queria ir, tal como prevê a lei espanhola, uma vez que não estava em prisão preventiva. A opção escolhida é uma prisão feminina. No entanto, o edifício dispõe de um pequeno módulo para homens, com cinco celas, pátio, refeitório e sala de visitas próprios.

Segundo avança o site da revista Hola, atualmente estão cerca de 100 reclusas naquela prisão.

A razão da escolha de Iñaki Urdangarin

De acordo com o site do jornal El Español, a escolha desta cadeia pelo ex-duque de Palma relaciona-se com a possibilidade de usufruir de mais privacidade quando a mulher o for visitar. Isto porque a parte da prisão masculina é pequena, não havendo muita confusão. Foi neste estabelecimento que esteve preso o ex-diretor da Guarda Civil Espanhola, Luis Roldán e a etarra Idoia López Riaño, conhecida como «A Tigresa», também ali cumpriu pena.

De acordo com a mesma publicação, o antigo desportista optou por não pedir o perdão, nem apresentar um recurso, porque não haviam garantias de que teria sucesso. A esperança recai agora em poder sair por breves momentos da prisão. Para isso, será importante o comportamento lá dentro, que lhe pode valer 36 dias de liberdade por ano.

Por enquanto poderá fazer um máximo de dez chamadas telefónicas semanais, não excedendo os cinco minutos. Em relação ao envio e receção de cartas, não há nenhum limite imposto.

O rei Filipe VI e a mulher estão nos Estados Unidos da América, onde esta sexta-feira começaram os compromissos oficiais no país, certamente abalados por esta situação que inevitavelmente mancha o nome da família Real espanhola.

Fotos: Reprodução Twitter; Reuters e D.R.

 

PUB