Incrédulo: Nuno Markl revoltado com proibições relativas às mulheres no Afeganistão

Nuno Markl traduz “para português a lista de proibições talibãs relativas às mulheres”: “Não tinha a ideia total do quão terrível é”.

17 Ago 2021 | 18:50
-A +A

Quase duas décadas depois dos atentados do 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América anunciaram a retirada das suas tropas do Afeganistão (que estavam lá desde esse ano). Perante esta situação, era esperado que o grupo extremista islâmico Talibã avançasse, mas a ofensiva aconteceu de forma ainda mais rápida do que o previsto e no domingo, 15 de agosto, já tinha ocupado Cabul, a capital.

O medo e o terror regressou então às ruas afegãs e muitos são os habitantes que tentam, a todo o custo, abandonar o país asiático. Quem fica, sabe que nada voltará a ser como antes, nomeadamente para as mulheres, que são quem sofre mais às mãos dos Talibã.

Ninguém é capaz de ficar indiferente ao que se está a passar no Afeganistão. Nuno Markl recorreu às redes sociais para comentar o assunto, traduzindo para português “a lista de proibições talibãs relativas às mulheres” – publicação que está a ser partilhada por muitas figuras públicas portuguesas e anónimos.
“Não tinha a ideia total do quão terrível é”

“Achei útil traduzir para português a lista de proibições talibãs relativas às mulheres, uma recolha da Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão e da ABC Internacional. Talvez muitos de vós não tenham a noção do quanto isto representa de total e completa obliteração da identidade e, praticamente, da própria existência das mulheres. Basicamente, deixam-nas respirar – e talvez baixinho, porque elas não podem ser ouvidas de maneira alguma. Eu sabia que era terrível, mas acho que não tinha a ideia total do quão terrível é”, escreve o humorista na legenda.

“Obrigada, Nuno”, comenta Filomena Cautela. “Medo”, escreve Rui Unas. “É um retrocesso avassalador. Basicamente, 20 anos deitados fora. A questão agora é esta: o que podemos fazer? É nisto que o mundo deveria concentrar-se”, lamenta Fernando Alvim.

Veja as imagens na nossa galeria.

Leia mais sobre este assunto no Portal de Notícias Impala.

Texto: Ivan Silva; fotos: redes sociais

Veja também:
“É das melhores pessoas do planeta”: Nuno Markl recebe mensagem ternurenta da ex-mulher

 

PUB