Inês Herédia revela que padre foi segunda pessoa a saber da sua orientação sexual

Inês Herédia recorda processo de aceitação, como católica, da orientação sexual, referindo que foi um processo «muito doloroso».

30 Jul 2020 | 12:30
-A +A

Inês Herédia esteve esta quinta-feira, dia 30 de julho, no programa Você Na TV! para falar sobre o casamento que protagonizou na novela Quer O Destino, com a personagem Isabela.  A atriz, que é casada pelo registo civil com Gabriela Sobral, confessa que lhe custou gravar esta cena com Pedro Sousa e explica que não conseguiu aguentar as lágrimas quando entrou na igreja.

«Nunca vou ter isto na minha vida»

«Não uso as minhas emoções para as cenas, mas neste momento em que entro na igreja, é a Inês que ali está. Agarrei-me ao Pedro Sousa e, entre takes,  disse-lhe: “Ó Pedro desculpa, é que eu nunca vou ter isto na minha vida”. Isto era uma coisa muito importante para mim, sou católica, gostava de casar pela igreja. Agarrei-me a ele, as lágrimas caíram-me», diz.

Em conversa com Manuel Luís Goucha, a artista relembra o conflito interno que viveu por ser homossexual e católica. «Isso é que foi o verdadeiro processo, aceitar para mim e perceber o meu papel dentro da Igreja e da fé, porque eu nunca vou deixar de ter. Tu não escolhes a fé que tens».

«Culpava-me e castigava-me por aquilo que sentia»

Inês Herédia afirma que passou por um processo «muito complicado» e «super doloroso» quando assumiu a sexualidade. «Grande parte foi vivido completamente sozinha», começa por dizer. Depois, entrou alguém muito especial na sua vida: o padre Ricardo. «Tive um padre muito importante na minha vida, que entretanto já morreu infelizmente. Foi assim como um pai para mim. Foi a segunda pessoa a quem eu contei», recorda. Noutra entrevista, a mãe dos bebés Lucas e Tomás, de um ano, tinha revelado que a primeira pessoa a saber foi uma amiga.

«Há uma parte em que tens de ser tu a perdoar-te a ti. Eu achava mesmo que era errado, culpava-me e castigava-me por aquilo que sentia. Tive de perdoar-me por ter feito isso a mim própria», acrescenta. «Graças a Deus que o fiz com calma, rodeei-me das pessoas certas, estou mais do que resolvida. Hoje em dia não quero saber, quem não gosta, vira a cara», remata.

Texto: Inês Borges; Fotos: DR e Arquivo Impala
Veja também:
Inês Herédia acusa André Ventura de ser «criminoso» e o deputado reage!
Inês Herédia relembra primeira vez que lhe veio o período: «Estava tudo errado»

 

PUB