Infância difícil e violência. Pai de Marie conta tudo e reage a acusações no Big Brother

Marie revelou que já pensou em tirar a própria vida e que o pai lhe batia na infância. José Martinho abre o coração e conta como tem sido lidar com a filha.

09 Mar 2022 | 22:00
-A +A

Na última gala do “Big Brother Famosos”, a Curva de Vida de Marie emocionou os concorrentes e os telespectadores. Em estúdio, os pais da jovem assistiram a tudo e a mãe, que inicialmente não queria falar, acabou por enviar um beijinho à filha, a pedido de Cristina Ferreira.

No final da emissão em direto, a uma revista semanal, o pai de Marie falou sobre a infância da filha e sobre algumas acusações de que foi alvo. Começou por dizer que a concorrente do “Big Brother Famosos” é uma “uma caixa de surpresas” e acrescentou: “Ela não me surpreende! Agora, se me perguntar como vai ser amanhã ou depois… também deverá ser uma surpresa. A minha postura é estar na retaguarda… Tendo em conta o que já passei, não adianta nada contraria-la“, começou por dizer.

“Quando percebi o que tinha entre mãos — nem sei explicar bem —, mas era a minha filha, de quem gosto e por quem sinto orgulho. Eu penso sempre: Bem, é isto que tu queres? E se for, fazemo-nos ao caminho, mas mesmo assim não é fácil. Ela hoje quer isto, amanhã quer aquilo! Não é fácil lidar com ela”, explicou à TV Mais.

Na Curva da Vida, Marie recordou episódios em que o pai lhe batia. “O meu pai às vezes irritava-se e acabava por me bater, mas também era porque a cabeça dele estava muito cheia. Era muito trabalho. O meu pai é a pessoa que mais me ama. Nunca desistiu de mim”, disse, emocionada, revelando ainda que sente que a mãe nunca a aceitou e nunca a amou verdadeiramente. Questionado sobre este assunto, José Martinho reagiu: “A Nelinha [nome pelo qual Marie é tratada pela família] falou dos momentos menos bons da infância, mas vamos lá a ver… Tentamos sempre dar o melhor a um filho! Não vou negar que lhe dei uma palmada. Fui habituado a uma coisa que é: há respeito! Nós não sabíamos com quem estávamos a lidar. A Nelinha já estava mais à frente, já nos provocava”.

“Não estou a culpar ninguém, muito menos os profissionais que acompanham a minha filha e aos quais recorremos. Eu é que fui aos poucos percebendo o que é que tinha ali e disse: ‘Alto, isto aqui há alguma coisa que está diferente!’ Foi quando percebi que havia muita coisa que não valia a pena“, acrescentou. “Qualquer pai ou mãe, quando vê o comportamento de um filho a alterar-se, fica atento e impõe limites! E se isso não funciona e os limites são ultrapassados, o que é que se faz? É que ela desesperava-me! A Nelinha com 12, 13 anos… Eu questionava-me: ‘Mas o que é isto?’“, disse ainda o pai da concorrente do “Big Brother Famosos”.

 

Concorrente do “Big Brother Famosos” pensou em suicídio e pai reage

José Martinho confessa também que educar a filha foi um desafio constante. “Ela não se voltava contra nós, mas, se ouvia um ‘não’, mantinha a atitude dela, não comia e fechava-se no quarto. A Marta, a minha filha mais velha, não nos fazia nada disto. Nós pensávamos que, da forma que educámos uma, a outra seria semelhante e que as coisas se resolviam assim. Percebemos que havia alguma coisa que não estava bem, mas a culpa não era nossa, pais. Quer uma como a outra tiveram tudo! E às vezes pensamos que se calhar o problema foi terem tido demais”, disse o pai de Marie.

Também na Curva da Vida, do “Big Brother Famosos”, Marie revelou que sofreu uma depressão e que chegou mesmo a pensar em suicídio. O pai não ficou surpreendido com esta revelação. “A Nelinha não guarda segredos, ela conta tudo, como se pode ver, é muito transparente. O tema relacionado com o suicídio não foi novidade para nós. Essa foi uma das questões que sempre tentámos perceber. Vivemos numa freguesia pequena, mas é desenvolvida, temos aqui tudo, estamos numa zona privilegiada, não é uma aldeia, como se calhar muita gente está a pensar. Costumo dizer — e acho que não estou a exagerar —, porque nós já andámos em psicólogos, psiquiatras, pedopsiquiatras, que, para mim, ela é genuína”, afirmou José Martinho.

“Tenho dificuldades de contar, porque não sei se me entendem. Às vezes está bem, outras vezes mal, aquilo são momentos. Ela sempre quis mais. O mundo da televisão… era isso que ela queria“, disse, acrescentando ainda: “Ela transforma-se… Quando está em baixo, isto é, está no fundo do poço, tenho de ir lá buscá-la para cima. De repente, ela começa a fazer um vídeo — e eu vou espreitar, mas não estou sempre nas costas dela nem a exigir nada… Se num momento está tão em baixo, no outro já não se passa nada, ela muda logo, porquê? Está no mundo dela e fica tudo bem“.

Sobre o facto de a concorrente do “Big Brother Famosos” nunca ter tido um namorado, o pai garante que ela não é uma pessoa solitária. “Ela tem muitos amigos rapazes, se calhar até demais! Tem muitos amigos, não é uma miúda isolada, muito pelo contrário. As vezes, sai só com rapazes… Acho que isso de ter namorado só a ela diz respeito. Sei que rapazes não lhe faltam, pelo menos amigos“, disse.

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução redes sociais

PUB