Irreconhecível: Jorge Sampaio surge de bengala e visivelmente debilitado

Jorge Sampaio foi apanhado pela TVI a exercer o direito de voto. Acompanhado pela mulher, Maria José Ritta, o antigo Presidente da República apareceu debilitado e irreconhecível.

25 Jan 2021 | 21:05
-A +A

Jorge Sampaio, de 81 anos, saiu de casa antes das 11 da manhã deste domingo para votar nas eleições que culminaram com a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República. A chegada do antigo chefe de Estado (entre 1996 e 2006) à Escola Básica Marquesa de Alorna, na freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa, foi captada pelas câmaras da TVI.

A mulher, Maria José Ritta, acompanhou-o. De bengala e com o auxílio de uma pessoa, Jorge Sampaio surge debilitado. Sem prestar declarações aos jornalistas presentes no local, acabou por aguardar a sua vez numa cadeira.

De lembrar que, em 1996, o antigo Presidente da República foi submetido a uma cirurgia cardíaca no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, para corrigir uma malformação congénita. Acabou por ir parar novamente à sala de operações em 1999 e em 2017.

No ano passado, Jorge Sampaio não compareceu na sessão solene que assinalou o 46.º aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República. O seu gabinete explicou que a sua ausência se devia a razões de saúde.

 

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Arquivo Impala e reprodução TVI

PUB
Top