“Já cancelei”: Netflix acaba com partilhas de contas e utilizadores ficam revoltados

A partir de hoje, as contas Netflix vão deixar de ser partilhadas por vários utilizadores em simultâneo, em diferentes locais: “A conta Netflix é para ser usada só numa residência”

09 Fev 2023 | 12:00
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Se usa a Netflix, sabe que as contas podia partilhar a mesma conta com outros utilizadores em qualquer parte do mundo… até agora. A plataforma de streaming colocou um fim às partilhas fora da mesma residência. Perante várias especulações e rumores, a Netflix avançou mesmo com esta mudança, que fica em vigor a partir de hoje em Portugal.

“Sabemos que tem havido confusão com a partilha da Netflix. A conta Netflix é para ser usada só numa residência. A partir de hoje em Portugal, implementaremos novas funcionalidades para ter maior controlo sobre a sua conta. E pode viajar com a Netflix” escreveu a plataforma nas redes sociais.

Segundo a explicação divulgada pela própria Netflix, a partilha está destinada apenas a pessoas que moram “na mesma casa”, com vários perfis e possibilidade de verem em “vários ecrãs em simultâneo”. A plataforma justifica que esta partilha fora das casas faz com que a “capacidade de investir em séries e filmes de grande qualidade” fique comprometida: “Apesar do sucesso das mesmas, estas funcionalidades geraram alguma confusão sobre quando e como a Netflix pode ser partilhada. Hoje, mais de 100 milhões de residências partilham contas”. 

Assim, a partir de agora, no Canadá, a Nova Zelândia, Portugal e Espanha acabou-se a política das contas partilhadas: “O nosso foco foi dar aos nossos membros o controlo sobre quem tem acesso à sua conta”.

Tem de existir aquilo que eles chamam “configuração principal”, que é a chamada “casa”, onde a conta vai associar-se a um wi-fi específico, garantindo que todas as pessoas que vivem na sua residência podem usar a sua conta Netflix. E caso os utilizadores principais queiram ver Netflix fora de suas casas? Também será possível. Os membros podem continuar a ver a Netflix nos seus dispositivos pessoais ou iniciar sessão num novo televisor, por exemplo, num quarto de hotel ou numa casa de férias, através de um código que será gerado.

E posso partilhar conta com alguém que more noutra residência? Sim, pelo custo adicional de e 3,99 € por pessoa. “Os membros com um plano Standard ou Premium podem adicionar contas secundárias de membro adicional, para até duas pessoas fora da sua residência, cada uma com o seu próprio perfil, recomendações personalizadas, dados de início de sessão e palavra-passe”, pode ler-se no site oficial.

“Foi um prazer enquanto durou”

Todas estas alterações fizeram com que os utilizadores, habituados a partilharem conta com amigos ou familiares, para ficar mais em conta, ficassem revoltados. Um pouco por toda a Internet é possível encontrar comentários negativos sobre a Netflix e várias ameaças de cancelamento de subscrição.

“Tive uma ideia para um documentário Netflix: ‘Como falir uma empresa em seis meses” mas só uma temporada, porque o vosso forte é não dar continuidade”, “Já a pesquisar aqui para qual streaming irei migrar”, “Estou a contar os dias até vocês mudarem de ideias quando começarem a perder milhares e milhares de clientes…” ou “Pronto Netflix. Foi bom enquanto durou. Continuem lá então com os vossos devaneios de mudança de cultura empresarial conforme vos dá jeito, que felizmente existem muitos mais canais de streaming e quiçá melhores”, são apenas alguns dos exemplos.

“Boas festas foi um prazer! Adeus Netflix. Foi um prazer enquanto durou, mas é tempo de seguirmos cada um o seu caminho. E tenho de confessar que conheci outras entretanto”, “Sim eu partilho a conta com amigos, mas se não fosse assim nunca iria ter Netflix porque é demasiado caro” e “Já cancelei a minha subscrição”, escreveram outros internautas.

Texto: Inês Borges; Fotos: DR

 

 

 

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