Joana Cruz revela detalhes do tratamento contra o cancro da mama

Joana Cruz esteve no “Dois às 10”, da TVI, nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro. A locutora de rádio recordou o momento em que recebeu o resultado da biópsia e revelou pormenores do tratamento.

21 Jan 2021 | 15:30
-A +A

Joana Cruz esteve no “Dois às 10”, da TVI, em videochamada, com Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz, na manhã desta quinta-feira. A locutora da RFM revelou pormenores do momento em que descobriu que tinha cancro da mama e contou qual é o tratamento que está a fazer.

A radicalista começou por dizer que tinha conhecimento das campanhas de sensibilização do cancro da mama, que decorriam em outubro, e de toda a informação associada à doença. Em conversa com a dupla de apresentadores do matutino da estação de Queluz de Baixo, Joana Cruz recordou o momento que lhe fez levantar suspeitas. “Isto foi um por acaso, estava no sofá, a ver televisão e por acaso passei a mão no peito. Senti qualquer coisa e pensei ‘pera aí, isto não estava à aqui’”, confessou.

Depois, tal como avançou, foi a dois especialistas para confirmar o diagnóstico que recebera inicialmente e onde lhe disseram que não era nada de preocupante. A locutora da RFM acreditou que foi a sua intuição que a fez ir ao médico pela segunda vez. “Era um sítio onde não costumava ir porque quis marcar à pressa. Depois, fui marcar onde costumo ir, porque não custa nada ouvir uma opinião outra vez. No fundo, tinha uma vozinha no ouvido a dizer ‘repete’. Deve-se fazer boas mamografias. Pelo menos a mamografia quis repetir e foi aí que me disseram: ‘Se calhar isto não é um quisto’.”

Segundo Joana Cruz, apelidada por Maria Botelho Moniz como “furacão”, só quando teve o resultado do diagnóstico nas mãos é que percebeu com o que tinha de lidar. “Só mesmo quando tens o resultado da biópsia e percebes que é uma coisa que não te apetecia. Ai pensas: ‘Ok, então é para fazer o quê?”, revelou, acrescentando: “Não vale a pena estar a pensar o que é que foi (…) o que importa neste momento é tratar, foi uma situação descoberta a tempo, estou em boas mãos, estou bem rodeada. Temos sempre de ver o copo meio cheio. Levantar a cabeça, para trás já está.”

Joana Cruz explica o tratamento

A locutora da RFM já fez o primeiro tratamento na sexta-feira, dia 15 de janeiro, o mesmo dia em que deu a notícia que estava a lutar contra um cancro de mama. “Passei bem, felizmente. Tive muita gente a perguntar sobre as reações e tudo mais… Eu às vezes decido coisas para mim. Quando a covid começou, disse logo ‘não vou apanhar covid’ e disse que não ia ter efeitos secundários e até agora está a acontecer”, confidenciou.

Ainda, explicou como será o procedimento daqui para a frente. “Há vários tipos de protocolo. Eu vou começar por 12 tratamos seguidos, uma vez por semana, e depois mais quatro tratamentos, creio que depois faça uma pausa e depois a cirurgia será avaliada. São os tais 5 meses que eu falava. Neste momento o plano é este. É isto que eu sei, para já”, afirmou.

Agradece o apoio recebido

Durante a conversa no “Dois às 10”, Joana Cruz não deixou de agradecer a onda de apoio e solidariedade que tem recebido: “Foi uma onda, às vezes a pessoa nem sabe que tem tantas coisas boas à volta, e é o que acaba por acontecer nessas situações, onde ficámos inundados de amor, de esperança, de casos parecidos com os nossos.”

Com garra, a radicalista mostra-se “segura” que irá “correr tudo bem.” “Isto é estranho até de dizer, mas estou entusiasmada porque estou tão segura e tão confiante que vai tudo correr bem, que para mim é ‘vamos em frente’”, rematou.

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais e Reprodução TVI
Veja também:
Joana Cruz diagnosticada com cancro da mama
Joana Cruz está de luto: “Sei que estará sempre comigo”

 

PUB