Joana de Verona e Diogo Amaral em destaque em festival de cinema internacional!

Pedro e Inês, realizado por António Ferreira e protagonizado por Diogo Amaral e Joana de Verona, integra o espólio de filmes que vão tentar a sua sorte na edição deste ano do Filmfest Hamburg.

26 Set 2019 | 8:00
-A +A

Arranca esta quinta-feira, 26 de setembro, o Filmfest Hamburg, um festival de cinema que se caracteriza como sendo um evento «feito para o público» e que conta com mais de 40 mil espectadores por ano. Na edição deste ano, destaque para dois filmes de realizadores portugueses em competição.

O primeiro é Pedro e Inês, foi realizado por António Ferreira e protagonizado por Diogo Amaral e Joana de Verona e tem o título de filme português mais visto de 2018, com uma audiência a ultrapassar os 48 mil espectadores. A longa-metragem, que resulta de uma coprodução com o Brasil e França, vai ser exibida, às 21h30 de 29 de Setembro, no cinema CinemaxX, na secção Eurovisuell, composta pelos filmes europeus mais vistos recentemente.

Baseado num romance de Rosa Lobato de Faria, Pedro e Inês já participou em vários festivais internacionais, tais como Montreal, Mostra de São Paulo, Festival do Rio, Chicago e IFF Panamá. Concorre agora pelo Commerzbank Audience Award, cujo vencedor é decidido pelo público através de voto. O prémio é de cinco mil euros.

 

Vitalina Varela também está na luta

 

O filme Vitalina Varela, do realizador português Pedro Costa, também está em competição e vai ser igualmente transmitido às 21h30 do próximo domingo, desta vez na Abaton GR. Está nomeado na categoria Sichtwechsel Film Award e luta por um prémio de dez mil euros.

Vitalina Varela conta a história de uma cabo-verdiana com o mesmo nome, que viveu grande parte da vida à espera de reencontrar o marido, emigrado em Portugal, e que só chega a Portugal três dias depois do funeral do companheiro. A longa-metragem foi agraciada, em agosto, com o Leopardo de Ouro no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça. A protagonista recebeu os troféus de melhor interpretação feminina e o Prémio Boccalino d’Oro para melhor atriz.

Ainda não há data prevista para o filme se estrear em Portugal.

A 27.ª edição do FilmFest Hamburg vai exibir um total de 144 filmes oriundos de 56 países.Termina a 5 de outubro.

 

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais | Fotografias: Impala

PUB
Top