João Baião temia a morte da mãe: «Eu era muito agarrado a ela»

Há cerca de um ano que o estado de saúde da mãe de João Baião se vinha debilitando e quis o destino que esta falecesse no mesmo dia que o seu pai. Baião sempre temeu este dia.

14 Out 2019 | 8:00
-A +A

João Baião sempre foi muito apegado à família e apesar de viver uma vida frenética por causa do trabalho, fazia questão de estar frequentemente com a mãe, Maria Luísa. Esta, depois de perder o marido, Severino Ferraz, que faleceu aos 77 anos, também a 7 de Outubro, mas de 2009, vítima de AVC, que ocorreu na sequência de complicações após uma cirurgia ao estômago para travar um cancro, acabou por perder um pouco o gosto de viver.

João confessou isto mesmo. «Sentir o vazio no olhar e sentir o abandono da pessoa, dela própria abandonar-se em si, e abandonar-se na vida, isso é que é pesado e difícil de transmitir, porque é a parte da cabeça que já não transmite ânimo e força para ‘vá lá, a vida ainda vale a pena’, e é isso que é difícil», explicou a Daniel Oliveira, na entrevista para o Alta Definição já este ano.

 

«Eu era muito agarrado a ela»

 

A cumplicidade e ligação à progenitora, de quem herdou a simpatia, a boa disposição e a energia, para além do gosto pelo teatro – uma vez que também Maria Luísa andou pelos palcos da sua terra – era tal que na mesma entrevista disse ainda que já em criança tinha medo de a perder. «Foi uma pessoa que sofreu muito comigo, porque eu era muito agarrado a ela. Quando ela trabalhava eu ficava horas à janela a chorar, porque ela não vinha e tinha medo que ela morresse, tinha medo que ela não viesse. (…) Era um pavor de não a ver mais, de a perder», contou depois de partilhar que a chamava de «a minha rainha», justificando: «Porque é a minha grande referência, e a minha mãe fez tudo para os filhos e foi um grande apoio.»

 

Leia a reportagem completa na edição que já chegou às bancas e veja as imagens do apoio que os amigos prestaram ao profissional da SIC, durante o funeral da sua progenitora.

 

Texto: Susana Meireles; Fotos: Impala

PUB
Top