Joaquim Monchique, de 52 anos, deixou Manuel Luís Goucha visivelmente emocionado ao não falhar a sua presença no programa “Você na TV!”, da TVI, mesmo depois de, no dia anterior, a mãe ter sido internada num hospital. De olhos marejados, o apresentou elogiou a força do ator.
“Neste momento, estou com um problema gravíssimo. Tenho a minha mãe muito mal no hospital. Vim ao teu programa porque sei o que custa não ter um convidado e não ter este espaço preenchido. Ela gosta tanto de ti que ela, de certeza absoluta, quereria que eu viesse cá”, disse, no final da entrevista, com os olhos brilhantes e deixando o apresentador sem reação.
Goucha perguntou apenas a Joaquim Monchique como está a situação clínica da mãe deste. “Estamos a ver”, atirou o ator, emocionado e sem querer avançar mais detalhes.
Goucha comovido com “generosidade e profissionalismo” de Joaquim Monchique
Logo de seguida, foi transmitida uma reportagem no matutino da TVI. Com a emissão novamente em estúdio, a estrela das manhãs da estação de Queluz de Baixo quis reforçar a grandeza de Joaquim Monchique por este não ter desistido de ir ao seu programa à última hora.
“Não posso deixar de referir aquilo que se passou há dois minutos. Não sabia de todo que a mãe de Joaquim Monchique tinha tido um problema de saúde ontem [quarta-feira, dia 17]. É desta fibra, desta generosidade, que são feitas as pessoas do espetáculo. A tal frase ‘The show must go on’ [‘O espetáculo tem de continuar’, em português] é isto. Viram…”, interrompeu Manuel Luís Goucha, de lágrimas nos olhos, para ganhar tempo para respirar.
Recomposto, continuou: “Viram como ele ficou frágil. É da mãe que está a falar… E viram com ele teve a generosidade e o profissionalismo de querer não falhar um programa de ontem para hoje. É também por isto que temos de apoiar aquilo que é, para mim, o salvaterra: os nossos artistas. Obrigado, Monchique”, disse o apresentador, enviando um beijo e desejos de melhoras para a mãe do ator.