Jorge Sampaio internado de urgência. Foi transportado de helicóptero para hospital

Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, foi internado de urgência no Hospital de Santa Cruz, encontrando-se “sob forte vigilância médica”. O transporte foi feito de helicóptero.

27 Ago 2021 | 14:40
-A +A

Jorge Sampaio foi internado de urgência, na manhã desta sexta-feira, 27 de agosto, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa. A notícia está a ser avançada por uma publicação semanal, dando conta de que o antigo Presidente da República se encontrava de férias no Algarve, tendo sido transportado de helicóptero.

Jorge Sampaio encontra-se “sob forte vigilância médica” na unidade hospitalar onde costuma ser acompanhado, avança ainda a revista Sábado. Segundo a Renascença, o internamento deveu-se a dificuldades respiratórias.

O antigo chefe de Estado, papel que assumiu entre 1996 e 2006, tem 81 anos.

 

Jorge Sampaio surge de bengala e visivelmente debilitado

 

Em janeiro passado, Jorge Sampaio foi apanhado pela TVI, na Escola Básica Marquesa de Alorna, na freguesia das Avenidas Novas, Lisboa, a votar nas eleições que culminaram com a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República.

A mulher, Maria José Ritta, acompanhou-o. De bengala e com o auxílio de uma pessoa, Jorge Sampaio surgiu debilitado. Sem prestar declarações aos jornalistas presentes no local, aguardou a sua vez numa cadeira.

De lembrar que, em 1996, o antigo Presidente da República foi submetido a uma cirurgia cardíaca, no Hospital de Santa Cruz, para corrigir uma malformação congénita. Acabou por ir parar novamente à sala de operações em 1999 e em 2017.

No ano passado, Jorge Sampaio não compareceu na sessão solene que assinalou o 46.º aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República. O seu gabinete explicou que a sua ausência se devia a razões de saúde.

 

Veja as imagens aqui.

 

Texto: Dúlio Silva e Ana Filipe Silveira; Fotos: Arquivo Impala

PUB