Jorge Sampaio morreu, esta sexta-feira, aos 81 anos e os detalhes das cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República já são conhecidos. O velório acontece no sábado, no antigo Picadeiro Real, em Belém, e o funeral no dia seguinte.
No sábado de manhã, o corpo de Jorge Sampaio sairá do Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, em direção ao Picadeiro Real de Belém. Parará em frente à Câmara de Lisboa, para uma homenagem, prevista para as 10h30. Terá escolta de batedores da PSP e o velório será a partir das 11 horas e decorrerá até às 23 horas.
Corpo de Jorge Sampaio ficará em jazigo de família
No domingo, sai às 10 horas com escolta a cavalo para o Mosteiro dos Jerónimos e a cerimónia, não religiosa, contará com discursos da família e das três mais altas figuras do Estado. Decorrerá pelas 11 horas nos claustros do Mosteiro. Às 13 horas, segue para o cemitério do Alto de São João, onde vai ficar no jazigo da família, numa cerimónia reservada à família.
Jorge Sampaio, antigo secretário-geral do PS (1989/1992) e Presidente da República (1996/2006), morreu, esta sexta-feira, aos 81 anos, depois de ter estado internado no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, desde 27 de agosto, com dificuldades respiratórias.