Jornalista da CMTV compara Joacine à Black Friday e chama «anormais» a críticos

Tânia Laranjo está a ser alvo de críticas após publicar imagem nas redes sociais na qual compara a deputada Joacine Katar Moreira e ex-assessor do Bloco de Esquerda à Black Friday.

28 Nov 2019 | 10:26
-A +A

Tânia Laranjo, jornalista da CMTV, publicou esta quarta-feira uma imagem na qual surgem lado a lado Joacine Katar Moreira, deputada do Livre, e Mamadou Ba, dirigente da SOS Racismo que recentemente abandonou o cargo de assessor do Bloco de Esquerda. A acompanhar a imagem dos dirigentes, a jornalista escreveu «Black Friday Promoção Especial Leve 2 e Não Pague Nenhum».

tania laranjo

A imagem foi publicada no Facebook de Tânia Laranjo sem quaisquer restrições de privacidade e depressa se tornou viral, sendo partilhada em várias plataformas. A jornalista da CMTV apagou entretanto o post mas já não foi a tempo de evitar as críticas.

Diz o ditado digital, ‘uma vez na internet, para sempre na internet’ e a chuva de críticas não se fez esperar, vinda dos mais variados quadrantes. Daniel Oliveira, ex-Bloco de Esquerda, lembrou um dos pontos do Código Deontológico que rege a profissão de Tânia Laranjo.

 

As acusações de racismo sucederam-se nas redes sociais, bem como as críticas à ausência de reação, até ao momento, dos órgãos que regulam e representam a profissão.

 

Jornalista chama «anormais» a críticos

 

Depois de apagar o post, Tânia Laranjo voltou a recorrer às redes sociais, desta vez para reagir às críticas. «Não há paciência para gente anormal. Sou angolana, branca. Tenho na minha família, angolanos pretos. Temos todos sentido de humor. É uma cena que não tem a ver com a cor da pele. Tem a ver com a inteligência. PS. Atacar o André Ventura é democracia.. Publicar uma imagem com uma piada da deputada do Livre é racismo. Acho que muitos precisam de aulas de democracia». 

A TV 7 Dias contactou Carlos Rodrigues, diretor-adjunto do Correio da Manhã e da CMTV, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social e o Sindicato dos Jornalistas no sentido de obter reações sobre esta publicação, sem resposta até ao momento da publicação deste artigo.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais e Arquivo Impala

 

Veja mais:
Peixeirada! Jornalista da CMTV exalta-se e desata aos gritos em direto
Ricardo Araújo Pereira já ‘trabalha’ para a CMTV após negócio fechado entre TVI e Cofina

PUB