Jornalista da RTP reage a polémica sobre McCann : «não me surpreende»

A jornalista da RTP Rita Marrafa de Carvalho comenta notícia em que foi visada no The Sun. Em causa esteve um comentário sobre os pais de Madeleine McCann, desaparecida há 12 anos.

25 Jun 2019 | 12:51
-A +A

Rita Marrafa de Carvalho reagiu em exclusivo à TV 7 Dias à notícia do tablóide britânico The Sun. O jornal inglês apelida a jornalista da RTP de «cruel», depois de esta ter feito um comentário jocoso nas redes sociais a propósito do casal McCann, pai de Madeleine, a menina desaparecida na praia da Luz em 2007.


«Não me surpreende, é o The Sun», lamenta Rita Marrafa de Carvalho, revelando que foi contactada pelo jornal britânico e que, apesar de ter prestado declarações, nenhuma foi incluída na notícia. «Eles entraram em contacto comigo e eu expliquei que tenho toda a legitimidade para decidir como explicar aos meus filhos o desaparecimento de uma criança que ficou sozinha com 2 irmãos de 3 anos. E a minha forma de relevar isso foi usar o humor», conta.

Rita Marrafa de Carvalho é mãe de Mariana, de 13 anos e de Miguel, de oito. Apesar de nunca ter acompanhado como jornalista o desaparecimento de Madeleine McCann, Rita conta que sempre foi um assunto muito presente em casa e que os filhos, em particular Mariana, lhe faziam perguntas sobre o tema.

«Sempre que a fotografia da Maddie aparecia na televisão a minha filha perguntava-me o que é que lhe tinha acontecido. O que mais faz confusão aos meus filhos é porque é que os pais a deixaram sozinha», explica a jornalista da RTP.

 

Direção da RTP não vai envolver-se em polémica

 

Ao contrário do que seria de esperar, Rita Marrafa de Carvalho não recebeu quaisquer comentários negativos. «Não recebi uma única mensagem de alguém particularmente chateado com isto. Pelo contrário. Tem sido uma coisa surreal porque os ingleses são muito aguerridos nestas coisas», conta.

Após a notícia do The Sun ter sido publicada, Rita Marrafa de Carvalho entrou em contacto com a direção de informação da RTP que a tranquilizou, garantindo que não iria dar quaisquer explicações públicas sobre este tema, que considera do foro pessoal da jornalista.

A jornalista realça ainda os vários erros da notícia publicada pelo tablóide britânico. O The Sun refere-se a Marrafa como «uma das principais apresentadoras da RTP» e afirma também que esta acompanhou o caso, o que não é verdade.

 

Veja mais:
Desaparecimento de Maddie McCann: documentário analisa ao detalhe noite fatal
Casal McCann desiste de angariação de fundos para procurar filha

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala

PUB
Top