O jornalista da SIC Reinaldo Serrano está a ser duramente criticado nas redes sociais, não só por anónimos como por figuras públicas, por causa de uma gafe cometida enquanto falava sobre Eduardo Lourenço, que morreu esta terça-feira, 1 de dezembro, aos 98 anos. O vídeo está a tornar-se viral nas redes sociais, nas quais foi partilhado, por exemplo, por Manuela Moura Guedes e José Pedro Vasconcelos.
Na SIC Notícias, Reinaldo Serrano afirmou que as crónicas do filósofo tinham um prazo de validade, pois todas terminavam com a expressão “Vence”. “Em muitos textos, sobretudo em crónicas, dizia, ‘Vence, em 2020’, por exemplo, ou seja, aquela crónica tinha uma data de validade”, afirmou o jornalista.
O erro nesta afirmação é que “Vence” não tem nada que ver com o verbo “vencer”, sendo apenas a cidade francesa onde Eduardo Lourenço vivia e de onde assinava os seus textos.
Manuela Moura Guedes: “Se [Reinaldo Serrano] sabe e interpreta a expressão daquela maneira, então o problema já não é de ignorância e lata…”
Para Manuela Moura Guedes, este é um erro crasso. “Que vergonha! (…) Confesso que tive de ver várias vezes para acreditar no que dizia o jornalista da SIC, que era suposto ser grande conhecedor da obra de Eduardo Lourenço, dado que ali estava a perorar, no dia da morte do escritor, ensaísta, pensador… E tudo o mais que foi”, escreveu a jornalista, esta quarta-feira, no seu perfil de Facebook.
E prosseguiu: “Vá lá, Reinaldo! Nem uma leiturazinha da biografia? É que a maioria dos portugueses não sabia. Esperamos que saiba mais e leia mais desde ontem, mas um conhecedor da obra e do percurso de Eduardo Lourenço não sabe que ele viveu durante anos em Vence, uma Comuna francesa no Sul do país? Bom, se sabe e interpreta a expressão daquela maneira, então o problema já não é de ignorância e lata…”
José Pedro Vasconcelos fala em “muita vergonha”
Também José Pedro Vasconcelos partilhou o vídeo nas redes sociais e mostrou-se indignado com a falta de conhecimento de Reinaldo Serrano. “Quando achava que já podia adormecer, o meu espírito exalta-se cheio de vergonha, muita vergonha”, começou por dizer o apresentador da RTP.
“Vence é uma cidade francesa, situada nos Alpes-Maritimes e na região de Provence-Alpes-Côte d’Azur, onde o Professor vivia desde sempre. Vence não, talvez vai-te ou um simples Vá. Acho que Vá é bom, Vá estudar!”, afirmou.
Veja o vídeo da gafe de Reinaldo Serrano:
Ver esta publicação no Instagram