José Carlos Malato revela que foi abusado aos quatro anos. Apresentador pediu ajuda agora

José Carlos Malato revelou que foi abusado sexualmente quando era criança. Apresentador da RTP admite que, recentemente, pediu ajuda para superar o trauma

01 Out 2021 | 16:05
-A +A

José Carlos Malato tinha dado a entender, na madrugada desta sexta-feira, 1 de outubro, que tinha sido abusado sexualmente quando era criança. Agora, confirmou-o. Numa nota deixada nas redes sociais, o apresentador da RTP começa por agradecer as “mensagens de carinho” que recebeu depois de ter falado sobre um a “dor tem de ser repartida por todos”. “Nessa altura, eu perdi tudo. Um abuso condiciona a saúde mental para toda a vida”, escreveu.

Agora, admitiu que já procurou ajuda para superar o trauma. “Um abraço de solidariedade para todos aqueles e aquelas que me enviaram mensagens de carinho partilhando a sua experiência pessoal insuportável. Uns refugiam-se no sofrimento e na dor do segredo, outros no medo e até numa culpa que não é sua. Que não pode ser sua. Todos, tantos, mais novos, mais velhos que continuam, vida fora, a ser sugados por esta carraça alojada na consciência! Até quando?”, escreve José Carlos Malato, de 57 anos.

Logo a seguir, confessa que falou da sua experiência por si “e por todos”. “Procurei ajuda. Façam-no também. Mais cedo ou mais tarde vamos ter de nos confrontar com a nossa própria história. É uma questão de sobrevivência! Não foi fácil para mim, nem é fácil para ninguém. Sinto que apenas dei o primeiro passo nesta caminhada para uma vida mentalmente mais saudável. Oxalá consiga. Coragem e um forte abraço”, termina.

José Carlos Malato foi abusado, de acordo com uma resposta a um comentário à sua publicação, quando tinha quatro anos.

Veja tudo na galeria acima.

 

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução Instagram

 

PUB